MENU

1º Seminário sobre Política Nacional e Estadual para População em Situação de Rua

Publicado: 19 Março, 2024 - 09h53 | Última modificação: 19 Março, 2024 - 09h57

Escrito por: Iracema Corso

notice

Feito inédito no estado de Sergipe, na manhã do dia 26 de março, a partir das 8h, a Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) promove em sua sede o 1º Seminário sobre a Política Nacional e Estadual para a População em Situação de Rua.

Com o objetivo de avançar na construção de uma política pública efetiva para a população em situação de rua no estado de Sergipe, a atividade contará com a presença de: Chico Nascimento, coordenador-geral de Políticas para os Direitos da População em Situação de Rua do Ministério de Direitos Humanos; Rosivânia Ramos, assistente social voluntária e militante da Comunidade Bom Pastor; Cristiane Nascimento, representante das usuárias de equipamentos públicos e ex-população de rua; e Alisson Oliveira, coordenador do Movimento Estadual de População em Situação de Rua em Sergipe.

Desafios da População em Situação de Rua em Sergipe

Desde o início do ano, a CUT/Se tem participado de protesto, reuniões e mobilização para cobrar do governo de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju um atendimento humanizado e sem ferir a dignidade da população em situação de rua de Sergipe.

O sucateamento dos equipamentos públicos de atendimento à população em situação de rua e a falta de vontade política já vem sendo denunciados por moradores em situação de rua e por funcionários que atuam nestes equipamentos.

Assim, a diretoria da CUT/SE se empenhou para trazer o coordenador-geral de Políticas para os Direitos da População em Situação de Rua do Ministério de Direitos Humanos, Chico Nascimento, para este debate no Estado de Sergipe junto com a população em situação de rua local e a partir dos relatos e demandas, discutir a criação de uma política pública para sanar os problemas que a população em situação de rua está enfrentando no Estado de Sergipe.

Segundo o presidente da CUT/SE, Roberto Silva, o momento é propício devido ao cenário nacional, pois o Governo Federal vem criando políticas em favor da população em situação de rua.

Cenário Nacional
Segundo o Cadastro Único de julho de 2023, atualmente existem 221.113 pessoas vivendo em situação de rua em 5.570 municípios brasileiros, destas 87,51% são do sexo masculino e 12,49% são do sexo feminino, um total de 127.743 pessoas dormem nas vias públicas e 73.565 dormem em albergues. Mais de 3.639 moradores em situação de rua já sofreram agressões físicas principalmente em vias públicas; 150.797 são negros e pardos; e 14,04% são pessoas com deficiência.

Segundo o IBGE, os principais problemas que levam a população até a situação de rua são conflitos familiares, desemprego, alcoolismo/drogas e perda de moradia.