MENU

2° Ato Público pela destituição de Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos acontecerá no dia 22

Ato acontecerá às 15h, na Praça Fausto Cardoso, Centro

Publicado: 20 Março, 2013 - 10h15

Escrito por: Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH/SE

notice

 

Tendo ganhado destaque no congresso nacional por repetir constantemente frases como: “Aids é um câncer gay”, “Negro é negro e não pode mudar, diferente dos homossexuais” e “Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé”, o deputado Marco Feliciano foi indicado pelo o líder do Partido Social Cristão – PSC na Câmara Federal, o deputado Federal Sergipano André Moura, ao cargo de Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

Após contarmos com as atuações comprometidas dos seus ex-presidentes, Deputada Manoela Dávila e Deputado Domingos Dutra, respectivamente, ambos representados em nosso Estado durante os conflitos quilombolas ocorridos em Sergipe, o retrocesso se instala com a presidência de um deputado preconceituoso, racista, autoritário e homofóbico cujos posicionamentos não condizem com o status de presidente de uma comissão tão importante para toda a população brasileira especialmente os grupos vulneráveis e historicamente oprimidos.

Os movimentos sociais de todo o Brasil, considerando a indicação do referido deputado uma ofensa à memória de homens e mulheres, homossexuais, jovens negros que tombaram por conta de atitudes pessoais e institucionais orientadas pelo racismo, machismo e sexismo, entendendo que tal indicação estabelece um fosso ainda maior para efetivação do respeito às diferenças e à dignidade de todas as pessoas, reagiram com um grande movimento por todo o país com uma petição exigindo a destituição imediata de Marco Feliciano, através do link: http://www.avaaz.org/po/petition/Imediata_destituicao_do_Pr_Marco_Feliciano_da_Presidencia_da_Comissao_de_Direitos_Humanos_da_Camara_Federal/?tHlwqdb

Em Sergipe, os movimentos sociais e militantes promoverão, nesta sexta-feira, 22, o ato público PELA IMEDIATA DESTITUTIÇÃO DO DEPUTADO QUE ODEIA NEGROS E GAYS. O ato também será alusivo ao dia internacional pela eliminação da discriminação racial (21 de março), representando uma expressão de luta contra o preconceito e a discriminação de todas as formas. O objetivo do ato, além do exposto, é promover uma reflexão junto à sociedade sobre a necessidade de romper principalmente com o racismo, a intolerância religiosa e a homofobia. Esta coloca o Brasil no ranking mundial de assassinatos contra homossexuais. Em SE, os assassinatos provocados por homofobia duplicaram em 2012, comparado ao ano de 2011, o que demonstra a necessidade urgente de políticas públicas e mecanismos legais que combatam o racismo, a homofobia e outras formas correlatas de intolerância.

O ato está previsto para as 15h, na Praça Fausto Cardoso – centro, onde deve acontecer várias manifestações de protesto em relação à indicação do pastor racista Marco Feliciano do PSC/SP. A manifestação contará com exposição de faixas, cartazes e distribuição de panfletos.

A sociedade e as autoridades públicas têm responsabilidade coletiva na luta pela eliminação de práticas preconceituosas e criminosas, que revitimizam principalmente crianças, adolescentes, mulheres, entidades e pessoas adeptos/as das religiões de presença africana, da cidade e principalmente do campo. É um momento para que cada segmento possa manifestar-se política e publicamente sobre as questões que envolvem o preconceito em suas mais diversas origens.

Agenda: O quê: II – Ato Público alusivo ao dia da eliminação da discriminação racial, este ano pela Destituição de Feliciano da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Quando: Sexta-feira, dia 22 de Março de 2013, às 15h, Onde: Praça Fausto Cardoso, Contato: Lídia Anjos – (79) 9951-9945, Articuladora do MNDH-SE, Andrey Lemos – (79) 8833-6503/9999 0208, Diretor Nacional LGBT da UNEGRO.

Apoiam este ato e posicionam-se à favor da destituição de Marco Feliciano em Sergipe até a data de hoje 19/03/2013:

Associação de Defesa Homessexual de Sergipe – ADHONS (filiada MNDH)

Associação Voz da Ilha da Barra dos Coqueiros (filiada MNDH)

Associação das Travestis Unidas na Luta Pela Cidadania

Associação Quilombola da Resina (filiada MNDH)

Associação Quilombola de Brejão dos Negros (filiada MNDH)

Associação Quilombola de Ladeiras (filiada MNDH)

Articulação Sergipana de Luta Contra a Aids -= ASELCA

ASTRA Direitos Humanos e Cidadania LGBT

AFOXÉ DI PRETO

Associação ABAÔ de Arte, Educação e Cultura Negra (filiada MNDH)

Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Transexuais e Travestis – ABGLT

Coletivo Brasil de Comunicação Social – INTERVOZES (filiada MNDH)

Coletivo Café Com Axé

Centro de Defesa de Direitos Humanos Instituto Braços- IB (filiada MNDH)

Central única dos Trabalhadores - CUT

Central Única d Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB

Comitê Gestor das Comunidades Quilombolas

Casa de Assistência às Pessoas Com Aids Janaína Dutra

Combate a Homofobia e Promoção da Diversidade Sexual - MEXAM-SE

Coletivo de Artistas Afrodescendentes Novembro Negro

Fórum Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente e suas entidades filiadas- Fórum DCA/SE

Instituto de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher

Levante Popular da Juventude

Lar Infantil Cristo Redentor – LICRE (filiada MNDH)

Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH/SE

Rede de Saúde Afro de Sergipe

Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sergipe - SINTESE

Sindicato dos Servidores do Judiciário de Sergipe – SINDIJUS

Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos e Culturais Omolaiyê

União de Negros Pela Igualdade – UNEGRO/SE

União Brasileira de Mulheres – UBM