5° Encontro Nacional LGBTQIA+ fortalece luta no meio sindical

Publicado: 05 Junho, 2024 - 11h31

Nos dias 30, 31 de maio e 1° de junho, aconteceu em São Paulo o 5° Encontro Nacional LGBTQIA+ da CUT.

Durante o Encontro foi lançada a Cartilha PRIDE com conteúdo voltado à formação sindical, focada na defesa dos direitos e inserção no mercado de trabalho da população LGBTQIA+.

A cartilha possui informações, dicas, e estratégias para orientar trabalhadores e trabalhadoras LGBTQIA+ de que sua identidade de gênero e orientação sexual não podem ser um impeditivo para que tenham acesso ao mercado de trabalho.

O secretário de Juventude da CUT/SE, Manoel Pedro Carvalho, que integra o Coletivo LGBTQIA+ da CUT/SE, participou do Encontro Nacional e da Parada LGBT, realizada na Avenida Paulista no dia 2 de junho.

"Foram 3 dias de debates estimulantes sobre direitos, conquistas e lutas do movimento LGBTQIA+. A partir deste acúmulo a gente volta pra Sergipe com mais vontade de fortalecer a CUT para que seja referendada enquanto instrumento de luta da classe trabalhadora. Vamos pautar esta questão", declarou Manoel Pedro.

Em diálogo com o diretor da CUT Sergipe Paulo Lira, que também é membro do Coletivo LGBTQIA+ da CUT/SE, Pedro Manoel pretende aprofundar e ampliar o debate em Sergipe.

"Faremos reuniões, queremos saber no mercafo de trabalho como o setor público e o setor privado trata das questões da luta LGBTQIA+ contra a homofobia e todas as formas de violência de gênero. Queremos ouvir a classe trabalhadora LGBTQIA+ e saber de que forma a CUT pode apoiar esta luta", explicou Manoel Pedro.