Escrito por: Luana Capistrano (SINTESE)
Para impulsionar a luta no mês da Consciência Negra, o SINTESE realiza o seu 3º Encontro de Educadores(as) Negros(as) e Indígenas. O evento acontece no dia 28 de novembro, das 8h às 13h, no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju.
As inscrições para o encontro podem ser feitas pelo site do SINTESE (www.sintese.org.br) e também de forma presencial na sede central do Sindicato e em suas sete subsedes espalhadas pelo estado. Podem se inscrever apenas professores e professoras filiados (as) ao SINTESE. As inscrições são gratuitas.
A temática do 3º Encontro de Educadores (as) negros (as) e indígenas é “A inferiorização dos(as) Negros(as) e Indígenas a partir do Racismo estrutural”, e será debatida pelos palestrantes prof. Dr. Petrônio Domingues (UFS) e pelo prof. Agnaldo Pataxó Hã hã hãe (Escola Estadual da Aldeia Tupinambá de Serra do Padeiro – BA).
O objetivo do Encontro de Educadores (as) Negros (as) e Indígenas é fazer com que professores e professoras possam refletir sobre o conjunto de práticas cristalizadas, seja nas instituições, na história e na nossa própria cultura, que inferiorizam a condições de existência de negros, negras e de povos indígenas; de como tais práticas adentram os muros de nossas escolas e como as mesmas precisam ser combatidas cotidianamente.
Perfil dos palestrantes
- Prof. Dr. Petrônio Domingues: Graduado, mestre e doutor em História pela USP. É professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisador com ênfase nos seguintes temas: populações da diáspora africana, no Brasil e nas Américas, pós-abolição, movimentos sociais, identidades, biografias e multiculturalismo. Foi Visiting Scholar na Rutgers - The State University of New Jersey (EUA), no Department of Africana Studies.
- Prof Agnaldo Pataxó Hã hã hãe: Graduado em Ciências Humanas pela UNEB-BA. É professor do Colégio Estadual da Aldeia Indígena Tupinambá de Serra do Padeiro em Una/BA. Coordenador regional do MUPOIBA (Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia). Presidente da Associação Indígena Tupinambá de Serra do Padeiro (AITSP).