Agentes de Saúde de São Cristóvão fundam sindicato
Desde a criação do Estatuto e em todas as lutas daqui pra frente, CUT e Fetam/Se prestam apoio aos novos dirigentes sindicais
Publicado: 17 Junho, 2022 - 13h10 | Última modificação: 17 Junho, 2022 - 13h19
Escrito por: Iracema Corso
Em assembleia geral, realizada no dia 14 de junho, no centro Paroquial da Paróquia Senhor do Bomfim, no Bairro Rosa Elze em São Cristóvão, os trabalhadores e trabalhadoras criaram o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Município de São Cristóvão.
A secretária de Organização e Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe), Joelma Dias e o secretário de Relações de Trabalho da CUT e diretor da Fetam/Se (Federação dos Servidores Municipais do Estado de Sergipe), Givaldo Santos Sena, participaram da assembleia de criação do novo sindicato que já nasceu CUTista.
“Colaboramos na construção do estatuto dos servidores e resolvendo dúvidas sobre os documentos necessários. Eles aprovaram a criação do estatuto, a criação do sindicato e a filiação à CUT Sergipe e à Fetam/Se para consolidar a luta e a força da categoria em defesa de seus direitos. Eles cobram o pagamento de incentivos da carreira. Fomos convidados a participar para dar o apoio à luta e para a construção do sindicato. Parabenizamos estes trabalhadores que diante de uma situação de opressão, demonstram força e coragem para lutar por sua categoria”, afirmou Joelma Dias.
A secretária de Organização e Política Sindical da CUT Sergipe destacou que os agentes comunitários de são Cristóvão podem contar com a CUT. “A nível de Brasil e de Sergipe, os sindicatos estão passando por uma situação difícil, então é muito importante conquistar novas categorias de trabalhadores para se somarem nesta luta contra o retrocesso e em defesa dos direitos dos trabalhadores em Sergipe, nos municípios e no Brasil. A CUT tem lado, e o lado é da classe trabalhadora”, acrescentou Joelma Dias.
Givaldo Sena, diretor da CUT e da Fetam/Se, destacou a importância do apoio na luta sindical travada nos municípios. “A decisão de fundar o sindicato foi acertada e muito importante para a luta da categoria. Foi um encontro excelente. Gostei muito de atuar junto com a companheira Joelma dando o apoio para a criação deste novo sindicato. Com o sindicato eles terão vez e voz e nós da CUT e da Fetam/Se estaremos juntos para dar todo o apoio necessário”, afirmou Givaldo Sena.
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Município de São Cristóvão, André de França, publicou nas redes sociais que a criação do sindicato é resultado de uma vitória conjunta dos agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias de São Cristóvão.
“É um sonho de anos ter um sindicato que atendesse às reais necessidades da classe. Tudo isso foi possível devido à determinação e à força desses profissionais, que deram um Show de organização e luta. E isso não teria ocorrido sem apoio dado pela Fetam e seus representantes, que estiveram presentes nesse processo, juntamente com a CUT, nos deram orientação e suporte. Nossa eterna gratidão por nos ajudar a tornar esse sonho realidade”, publicou o presidente do sindicato nas redes sociais.
Leia mais! Acesse o link e confira a matéria da Fetam/Se.