acc toolbox
Contraste de cores
Tamanho dos textos
Conteúdo em destaque
Ampliar elementos
learn more about  toolbox
MENU

Alteração no desconto dos servidores aposentados será votada na ALESE

CUT orienta sindicatos do serviço público estadual a exigirem fim do confisco nos salários dos aposentados que recebem abaixo do teto da Previdência

Publicado: 30 Março, 2022 - 19h29 | Última modificação: 30 Março, 2022 - 19h44

Escrito por: CUT/SE

notice

O Governo de Sergipe enviou à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei Complementar 08/2022 que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe (RPPS/SE). O projeto altera, de um salário-mínimo para dois salários-mínimos, a margem inicial do desconto de 14% da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas do serviço público estadual de Sergipe. A previsão é que o projeto e emenda parlamentar sejam votados nessa quinta-feira (31).

Em 2019, o governador Belivaldo Chagas (PSD) aprovou, na Assembleia Legislativa, projetos que alteraram a Lei Complementar n° 113/2005 que regula o Sergipe Previdência. Desse modo, aplicando em Sergipe a reforma da previdência encaminhada pelo governo Bolsonaro (PL). Como resultado, os servidores estaduais sofreram os impactos do aumento da alíquota de contribuição, de 13% para 14%; fim da aposentadoria por tempo de contribuição; fim do abono permanência; aumento da idade mínima para aposentadoria, entre outros.

Desde a reforma até hoje, o desconto previdenciário de 14% computa os valores recebidos a partir de um salário-mínimo. O projeto governamental enviado agora à ALESE propõe alterar a redação do § 2° do art. 94 da Lei Complementar n° 113/2005, que dispõe: "Quando houver déficit atuarial, a contribuição ordinária dos aposentados e pensionistas incidirá sobre a parcela dos proventos de aposentadoria e de pensões que superar o valor do salário-mínimo vigente." Com a proposta, a parte final passa a ser "dois salários-mínimos vigente."

A reforma da previdência prejudicou todos os 30 mil servidores aposentados do serviço público estadual de Sergipe, principalmente os que recebem entre um salário-mínimo e o teto da previdência (atualmente R$ 7.087,22), que antes eram isentos da contribuição previdenciária. Visando corrigir esse prejuízo, o deputado estadual Iran Barbosa (PSOL) apresentou uma Emenda Modificativa ao projeto do Governo. Ao invés de alterar o § 2° do art. 94 da LC 113, o deputado propõe revogar esse dispositivo e, definitivamente, acabar com os descontos que incidem sobre os menores salários.

O secretário de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT/SE), Plínio Pugliesi, alerta que os sindicatos do serviço público estadual devem acompanhar de perto essa votação e exigir o fim dos descontos criados na reforma da previdência. "A grande maioria dos servidores se aposentam com remunerações acima de dois salários mínimos, portanto a proposta do Governo é insuficiente. É necessário que o Governo abra o diálogo com as entidades sindicais para negociar uma solução no sentido de acabar com esse confisco que prejudica os aposentados. Enquanto isso não acontece, cabe ao movimento sindical reivindicar o apoio dos deputados para aprovar emendas que revoguem os descontos nos valores que estão abaixo do teto da previdência."

As votações do PL 08/2022 do Governo do Estado – que pode alterar de um para dois salários-mínimos o início dos descontos – e da Emenda Modificativa apresentada pelo deputado Iran Barbosa – que pode revogar todos os descontos abaixo do teto da previdência – estão previstas para acontecer nessa quinta-feira, 30, a partir das 09 horas, na Assembleia Legislativa.

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.