Aperipê: após ação do Sindijor, Governo garante que irá rever a questão salarial
Publicado: 20 Janeiro, 2023 - 13h50 | Última modificação: 20 Janeiro, 2023 - 13h54
Escrito por: SINDIJOR/SE
O governo do Estado tornará sem efeito as portarias que rebaixaram os salários dos jornalistas que trabalham na Rádio e TV Aperipê. Essa foi a garantia diretor geral das emissoras, Carlos Batalha em reunião com diretores do Sindijor na manhã da quinta, dia 19.
Os dirigentes estiveram nas emissoras e dialogaram com os trabalhadores e trabalhadoras após denúncias que chegaram ao sindicato sobre o rebaixamento de salários, além da precariedade da estrutura física e nas condições de trabalho.
Mesmo com a anulação das portarias, a situação salarial dos jornalistas que trabalham na fundação ainda é grave, pois o Estado paga vencimentos iniciais mais baixos que o valor do piso do jornalista em Sergipe que é de R$2.270.
"A precariedade vivenciada sobretudo na TV Aperipê é algo que incomoda não apenas aos profissionais que lá atuam, bem como aos dirigentes sindicais e aos Jornalistas que possuem passagem pela emissora e defendem o progresso da comunicação pública. Menos de 24 horas após o recebimento das denúncias, estivemos reunidos com a direção da Aperipê quando fomos informados que o governador Fábio Mitidieri decidiu tornar sem efeito a nomeação de jornalistas recebendo salário inferior ao piso em vigor”, disse o presidente do Sindijor, Milton Alves Júnior.
Para o Sindijor é preciso que o Estado faça a adequação, para aqueles que têm vencimentos iniciais menores para, no mínimo, o valor do piso do jornalista.
Batalha informou que o governador Fabio Mitidieri irá receber o Sindijor para apresentar o plano do governo do Estado para a Rádio e TV Aperipê. Outro ponto que o sindicato irá tratar com o chefe do poder executivo estadual é realização de concurso público.
Nos 26 anos de história da Rádio Aperipê e nos 38 anos da Tv Aperipê nunca foi realizado concurso público.
No início da tarde, a gestora da Funcap - Fundação de Cultura e Arte Aperipê, Antônia Amorosa também contactou o presidente do Sindijor e se colocou à disposição para ouvir as propostas do sindicato para as rádios e tv.