Em Assembleia Geral Ordinária realizada no último sábado, dia 29/11, os trabalhadores e trabalhadoras da DESO avaliaram e reprovaram a contraproposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 20205-2027 encaminhada pela empresa. Dos 65 trabalhadores presentes, 51 votaram pela reprovação da contraproposta, 9 votaram a favor, havendo 5 abstenções. Com isso, 78,46% dos presentes manifestaram-se contrários à contraproposta da DESO.
Após a votação e reprovação da contraproposta, a categoria iniciou a análise detalhada das 14 cláusulas que foram alteradas dentro das 58 cláusulas totais do Acordo Coletivo. Cada cláusula foi discutida individualmente e, em seguida, colocada em votação. Quatro cláusulas foram aprovadas e 10 cláusulas foram reprovadas.
As 10 cláusulas reprovadas serão revisadas, recebendo nova redação, que integrará a contraproposta dos trabalhadores a ser encaminhada à direção da DESO.
A direção do SINDISAN informa que, assim que houver nova rodada de negociação com a direção da empresa e for apresentada uma nova contraproposta, o sindicato convocará imediatamente uma nova Assembleia Geral para que a categoria possa analisar, discutir e deliberar sobre a proposta final para o Acordo Coletivo de Trabalho 2025-2027.
O SINDISAN reforça que é preciso muita atenção e participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras da DESO nesse importante processo de negociação coletiva.