Atestmed: Reunião de Orientação na CUT visa facilitar acesso ao Auxílio Doença

Publicado: 29 Agosto, 2023 - 14h17 | Última modificação: 29 Agosto, 2023 - 14h27

Escrito por: CUT Sergipe

Atenção, dirigentes sindicais cujos trabalhadores enfrentam dificuldades de acesso ao Auxílio Doença. Na próxima sexta-feira, dia 1º de setembro, a partir das 9h, a Central Única dos Trabalhadores (CUT/Sergipe) e o Sindiprev/Se realizam, no Auditório da CUT em Aracaju, a Reunião de Orientação aos Sindicatos para Viabilizar o Acesso das(os) Trabalhadoras(es) ao Atestmed.

Para quem não sabe, o Atestmed é a análise documental realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a concessão do Benefício por Incapacidade temporária, também conhecido como Auxílio Doença. Desde julho, graças à portaria Conjunta MPS/INSS nº 38, o prazo máximo para a concessão do benefício passou a ser de 180 dias e, caso o segurado tenha o benefício negado, terá um prazo de 15 dias para realizar um novo requerimento.

A dificuldade de acesso ao direito do Auxílio Doença, devido à fila de espera do INSS, foi um dos assuntos tratados na reunião que aconteceu no mês de junho, em Brasília, no Ministério da Previdência Social, com os dirigentes sindicais que compõem o Fórum das CUTs do Nordeste. Segundo a vice-presidenta da CUT Sergipe, Caroline Rejane Santos, membros do Ministério da Previdência afirmaram durante a reunião que os sindicatos poderiam contribuir na divulgação e no processo de redução da fila de espera para o Auxílio Doença, através do Atestmed, tendo os sindicatos como ponto de apoio ao acesso.

Assim, na semana passada aconteceu uma reunião com participação dos integrantes das 9 CUTs nordestinas e a Escola Nordeste junto aos técnicos do Ministério da Previdência sobre os procedimentos necessários, o funcionamento do Atestmed e como os sindicatos podem contribuir.

O objetivo da Reunião de Orientação que acontecerá na sede da CUT em Aracaju na próxima sexta-feira é habilitar os dirigentes sindicais e sindicatos no acesso ao Atestmed e desta forma melhorar o cenário da fila de espera para atendimento na Perícia Médica no INSS para os trabalhadores acessarem seus benefícios.