Escrito por: Iracema Corso

Ato de Rua: Sindicatos cobram lockdown em Sergipe, Fora Bolsonaro e Eleições Diretas

Protesto será nesta quarta-feira (10/6), às 07h, em frente ao Palácio dos Despachos e na porta da ALESE. Vá de máscara, álcool gel e leve sua água. Quem integra grupo de risco pode lutar à distância pelas redes

Pela vida, emprego, renda, liberdades democráticas e contra a flexibilização do isolamento, o movimento sindical e social em Sergipe vai construir duas manifestações na próxima quarta-feira (10/6), a partir das 07h, em frente ao Palácio dos Despachos e em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe. O ato acontecerá ao mesmo tempo nos dois lugares para demarcar a cobrança aos poderes Legislativo e Executivo.

Fora Bolsonaro e Mourão! Novas Eleições já! Lockdown em Sergipe são as bandeiras de luta unificada das centrais sindicais CUT/SE, CTB, CONLUTAS e UGT que estão à frente deste dia de protesto em Sergipe.

O presidente da CUT/SE, Roberto Silva, defendeu o lockdown no Estado como medida necessária e urgente para salvar vidas e reduzir contaminação. “Vidas importam. Quantos precisam adoecer e morrer por Covid-19 para o Estado decretar o lockdown e fechar tudo para reduzir a contaminação e óbitos?”, questionou.

O movimento sindical de Sergipe está junto com os trabalhadores de todo o Brasil que querem Eleições diretas já e Fora Bolsonaro e Mourão! “O governo federal foi eleito com base em fake news e chegou até aqui massacrando os direitos dos trabalhadores. Neste momento de pandemia, a gente sente de forma mais cruel o ódio que todo o governo Bolsonaro sente pela classe trabalhadora que está na linha de frente lutando contra o Coronavírus, arriscando sua saúde e de sua família, e muitas vezes perdendo sua vida nesta luta sem ter o mínimo de dignidade e reconhecimento por parte deste desgoverno”, afirmou.

*Cuidados para participar da Manifestação:*

1. USE MÁSCARA TODO TEMPO – leve uma máscara de reserva para trocar ao longo da manifestação. Os cuidados como não levar as mãos à máscara, à boca, ao nariz e aos olhos devem ser redobrados em ambientes com muitas pessoas.

2. Cuidados redobrados com a etiqueta respiratória são fundamentais: ao tossir ou espirrar, não esqueça de tapar a boca com o cotovelo, mesmo estando com a máscara.

3. LEVE ÁLCOOL GEL – higienize as mãos frequentemente durante o percurso do ato.

4. BUSQUE MANTER A DISTÂNCIA de 2m dos demais manifestantes; sabemos que o afeto é fundamental nesse momento, mas busque cumprimentar companheiros apenas com acenos, sem apertos de mão, abraços ou beijos, evitando a possibilidade de passar ou receber o vírus.

5. LEVE SUA PRÓPRIA ÁGUA – e não compartilhe seus objetos pessoais.

6. NÃO ACEITE QUALQUER PROVOCAÇÃO – nosso foco é mostrar nossa organização e dizer ao mundo que queremos FORA BOLSONARO E MOURÃO. Não responder às possíveis provocações.

7. SEJA UM CINEGRAFISTA ATENTO – observe as atitudes estranhas ao redor e filme as possíveis ações inadequadas que possam atrapalhar a organização e andamento da manifestação.

8. AO RETORNAR PARA CASA:

a. Descalce sapatos/tênis usados, e não tenha contato com ninguém antes de fazer sua higienização. Dirija-se, imediatamente, para o banheiro, retire as roupas que eventualmente poderão estar contaminadas, e cuide para mantê-las separadas das demais até a lavagem adequada. Após a higienização completa, vista roupas e calçados limpos/higienizados.
b. Limpe sua bolsa e mochila com álcool gel, bem como outros objetos utilizados na manifestação.

9. Se você pertence ao grupo de risco ou mora com alguém que é deste grupo, não participe das manifestações. Você pode lutar à distância pelas redes sociais.