Ato de Servidores de Aracaju conquista reabertura da Mesa de Negociação

Gestão afirmou que vai conceder reajuste salarial aos servidores públicos municipais de Aracaju. Luta unificada também conquista Mesa de Negociação e aprova nova assembleia unificada no dia 2 de maio

Publicado: 10 Abril, 2024 - 15h38 | Última modificação: 10 Abril, 2024 - 17h41

Para lutar contra a política de desvalorização do serviço público de Aracaju, os servidores públicos municipais ocuparam a porta da Prefeitura na manhã da terça-feira, dia 9 de abril.

Foram 5 anos seguidos de reajuste zero para o serviço público municipal de Aracaju, enquanto a reposição inflacionária anual está na Constituição Federal; assim como a realização de concurso público também é garantia constitucional que não vem sendo respeitada pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

A CUT Sergipe participou da manifestação levando o apoio da central representada pelo presidente Roberto Silva, a vice-presidente Caroline Santos, a secretária de Formação Sindical da CUT/SE, Ivonete Cruz, que também é dirigente nacional da CUT e da CNTE.

Servidores cobram que a Prefeitura de Aracaju cumpra leis

Dirigente do SINDASSE, Ygor Machado criticou o prefeito Edvaldo Nogueira por não respeitar as leis. “Estamos neste ato porque Edvaldo Nogueira é um prefeito que não cumpre leis. Está na nossa Constituição o direito ao reajuste salarial inflacionário anual para todos os servidores e servidoras públicas. E o que temos em Aracaju: em 2017, reajuste zero; em 2018, reajuste zero; em 2019, reajuste zero; em 2020, reajuste zero; em 2021, reajuste zero. Em 2022 e 2023 tivemos reajuste que não cobre o arrocho salarial que sofremos”, criticou Ygor Machado.

O dirigente sindical do SINDASSE destacou que o arrocho salarial representa falta de compromisso com o serviço público e com a população de Aracaju.

“As famílias dos servidores estão sofrendo sob o efeito de todos esses anos de arrocho salarial, e mesmo assim, sem a estrutura mínima necessária, estamos atendendo à população pelo compromisso que temos com nosso trabalho e com a população de Aracaju. Quem não tem compromisso com a população de Aracaju é Edvaldo Nogueira, os gestores e seus secretários a cada vez que reproduzem este plano de massacre contra os servidores de Aracaju”, criticou Ygor Machado.

Não cumpre Piso dos Agentes de Saúde

Carlos Augusto, presidente do SACEMA afirmou que a Prefeitura de Aracaju também não cumpre a Lei do Piso dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. “Sabemos que todo mês sobra R$ 100 milhões depois de pagar os servidores, os contratos, depois de tudo. Edvaldo Nogueira não paga o Piso, não dá reajuste porque ele não quer”, declarou o dirigente sindical.

A presidenta do SINPSI, Daiana Alves, reforçou que após ficar tanto tempo sem reajuste salarial, servidores tiveram que entrar na Justiça para ter direito ao aumento. “Além disso, ainda há a situação de algumas categorias da saúde que lutam pela correção de distorção salarial”, acrescentou Daiana Alves.

Não cumpre Piso do Magistério

Vice-presidente do SINDIPEMA, Sandra Beiju declarou que além de não cumprir a Lei do Piso do Magistério, o prefeito Edvaldo Nogueira mostra nas redes sociais uma imagem simpática que não condiz com a realidade. "É um político autoritário, que nega o diálogo com as entidades sindicais representantes das várias categorias de servidoras e servidores públicos do município de Aracaju. Qualquer conflito é possível de ser resolvido com o diálogo”, destacou a professora Sandra Beiju.

A dirigente do SINDIPEMA cobrou a audiência com o prefeito, um compromisso firmado em fevereiro, na Jornada Pedagógica.

“O prefeito gasta verbas da educação para distribuir notebooks, Lousa digital e câmeras de reconhecimento facial nas escolas. Parecendo que está promovendo uma revolução na educação. Não é verdade, e não somos contra a tecnologia chegar às escolas. Não concordamos é que não exista diálogo com a comunidade escolar e que verbas não sejam utilizadas também para atender necessidades primárias que há nas escolas e que já poderiam ter sido resolvidas. Negocia, Prefeito Edvaldo Nogueira, mostre que ainda tem resquícios de dignidade democrática nas suas práticas", cobrou a professora Sandra.

Reabertura da Mesa de Negociação

Após reunião como secretário de Governo Hallison Sousa, e o atual secretário da Saúde, João Vitor Burgos, servidores são informados que haverá reajuste a ser negociado até o final de abril. Ficou definido também que as Mesas de Negociação serão retomadas a partir da próxima semana. Após a negociação, no fim do protesto, a assembleia unificada dos servidores deliberou pela permanência do estado de greve e convocação de nova assembleia para o dia 02/05.

O presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva, criticou a Prefeitura de Aracaju pela demora em dar uma resposta aos servidores que já esperam por tantos anos.

“Com tantos anos na gestão da Prefeitura, não existe mais o que estudar. Chega de enrolação. O que tem que ocorrer é proposta concreta de valorização para os servidores. Essa história de que a Lei Eleitoral proíbe a revisão salarial é mentira. O que a LRF diz é que 60 dias antes das eleições não pode dar reajuste; isso é lá em julho. A luta tem que continuar enquanto o prefeito continuar desrespeitando os servidores”, defendeu Roberto Silva, presidente da CUT/SE.