MENU

Caminhada para Oxalá reforça luta contra intolerância religiosa

Publicado: 27 Janeiro, 2020 - 11h54 | Última modificação: 27 Janeiro, 2020 - 12h01

Escrito por: Iracema Corso

notice

A 5ª edição da Caminhada para Oxalá aconteceu na sexta-feira, dia 24 de janeiro, partindo da pça do mini golfe e percorrendo a avenida Beira Mar, em Aracaju.

A CUT/SE apoiou a 5ª Caminhada para Oxalá e a secretária de Combate ao Racismo da CUT Arlete Silva também acompanhou todo o trajeto. “Esta é uma atividade importante, pois é preciso derrotar a intolerância religiosa que tem feito vítimas em todo o Brasil”.

Símbolo de combate ao racismo religioso, o dia 21 de janeiro é DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. A data é marcada pela luta contra a intolerância, pois nesta data a mãe de santo Gildásia dos Santos foi alvo de preconceito e chegou a falecer com parada cardíaca diante das agressões proferidas contra ela e contra sua religião. Desde então, o dia de luto se transformou em dia de protesto contra o preconceito religioso.

A secretária de Combate ao Racismo da CUT, Arlete Silva, também citou a celebração da lavagem das escadas do Bonfim (em Salvador/BA) que acontece todos os anos no mês de janeiro, como atividade do sincretismo que marca o diálogo e a paz entre religiões de matriz africana e o cristianismo católico.