• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Chapa A Luta Continua vence Eleições do SINDMUSE

Publicado: 24 Novembro, 2020 - 16h39 | Última modificação: 24 Novembro, 2020 - 16h50

Escrito por: Iracema Corso

notice

Músicos organizados na Chapa ‘A Luta Continua’ foram eleitos, na última sexta-feira, dia 20 de novembro, para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Sindicato dos Músicos Profissionais de Sergipe (SINDMUSE). O mandato terá duração de 4 anos e a posse comemorativa está marcada para o dia 17 de dezembro, na sede da CUT Sergipe, com horário a ser definido.

O cantor e vice-presidente do SINDMUSE, José Amilton Freire Freitas, defende que neste mandato que se inicia os músicos pensem de forma coletiva e se somem à luta sindical por proteção, plano de saúde, entre outras conquistas necessárias.

“Nós precisamos de união de todos os músicos e de todas as categorias para que nós possamos implementar no Estado uma nova arte. Isso é preciso para que o SINDMUSE cresça de forma positiva. Não podemos pensar no ‘eu’, mas em ‘todos nós’ de uma maneira geral. Convidamos todos os músicos a participar do sindicato, dar sua opinião, comparecer às assembleias e assim teremos um Sindmuse mais forte e capaz de trabalhar ainda melhor pela arte musical no nosso estado”, declarou Amilton.

A eleitora e back vocal Catarine Rocha de Santana participou da votação e resgatou ações da última gestão, a exemplo da campanha SOS MÚSICOS, criada pelo sindicato para doação de alimentos durante a pandemia. “Com a pandemia, ficamos sem poder trabalhar. As doações foram importantes. Antes da pandemia, os protestos do SINDMUSE geraram muito resultado na luta dos músicos”, avaliou.

Músico e secretário geral do SINDMUSE, Antônio Rogério dos Santos destacou que o sindicato tem se esforçado bastante para atender várias demandas dos artistas sergipanos. “As dificuldades são inúmeras, mas o sindicato neste meio tempo, implementou ações em defesa dos artistas sergipanos, em shows, em bares, na capital, pelo interior, sempre na defesa mesmo dos artistas, nas diversas modalidades”.

Rogério reforçou que o sindicato é a entidade legítima, legal e é o espaço de discussão entre os músicos.  “‘viola de boca’ todo mundo toca, precisamos tocar a viola de verdade, nós somos músicos, isso significa discutir os assuntos pertinentes à classe artística dentro do próprio sindicato porque isso só fortalece a cada um. Então queremos uma discussão saudável dentro do SINDMUSE. A gente espera poder contar com diversos segmentos e principalmente com artistas, músicos de todas as áreas”.

O presidente do SINDMUSE reeleito, Tonico Saraiva, revelou que nessa pandemia o sindicato foi muito procurado para orientar e atender às necessidades da categoria, o que gerou grande interação com músicos do interior do estado.

Segundo Tonico Saraiva, o principal desafio da nova gestão é abrir espaços para os músicos sergipanos se apresentarem. “O SINDMUSE está em parceria com sindicatos de outros estados em um intercâmbio cultural para que nossa música seja divulgada e consumida a nível nacional. Temos preocupação com os músicos que estão doentes e incapacitados para o trabalho. Vamos buscar mecanismos para amparar esses trabalhadores”, revelou Tonico Saraiva.

Confira a Chapa Eleita ‘A Luta Continua’

Presidente: Tonico Saraiva dos Santos
Vice-presidente: José Amilton Freire Freitas
Secretário Geral: Antônio Rogério dos Santos
Tesoureiro: Ibine Rogers Costa Santos
Diretor de Comunicação: Claidson Alcântara Santana
Diretor Social: José Alberto Silva
Diretor do Trabalho: Acácia da Silva Cardoso

Conselho Fiscal

Normando Inácio Santos
José Furtunato da Silva
Manoel Carlos de Santana