Chapa MSPL, Movimento Sindicato é Pra Lutar, é reeleita para dirigir o Sindijus
Após o resultado publicado, a nova diretoria tem 30 dias para tomar posse
Publicado: 22 Fevereiro, 2023 - 16h03 | Última modificação: 22 Fevereiro, 2023 - 16h09
Escrito por: Assessoria de Comunicação SINDIJUS
A Comissão Eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Sergipe (Sindijus) finalizou, na noite da quinta-feira (16), a totalização dos votos apurados nas eleições para a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Suplência do sindicato. A única chapa concorrente inscrita – do ‘Movimento Sindicato é Pra Lutar’ (MSPL), foi declarada reeleita com 719 votos contra apenas 5 votos brancos ou nulos.
O processo eleitoral para os mandatos da nova diretoria do sindicato teve início há três meses, durante a Assembleia Geral de 19 de novembro do ano passado, quando foi eleita a Comissão Eleitoral composta pelos seguintes servidores do TJSE: André Luiz Roberto, Clarissa Tenório, Jocivaldo Barreto Alves, Jussara dos Santos e Saullo Guedes Resende. A eleição ocorreu na última terça-feira (14).
Para cobrir todas as comarcas do TJSE, foram disponibilizadas 49 urnas, sendo 9 na capital e 40 no interior. O processo amplamente transparente também só foi possível graças aotrabalho de 118 mesários, entre sindicalizados da categoria e estudantes e trabalhadores externos contratados. Depois de coordenar a tarefa de dimensão estadual e de três dias de contagem rigorosa dos votos, a Comissão Eleitoral cumpriu o seu papel com êxito.
Para Saullo Guedes, técnico judiciário e membro da comissão desta eleição, foi notada uma diferença nos locais de trabalho neste pleito. “O comparecimento dos servidores sindicalizados às unas foi bom, diante da ampliação do teletrabalho ou home-office após a pandemia. Esse dado foi verificado pelos mesários durante a votação. Os servidores que participaram contribuíram com a manutenção da democracia no sindicato, pois legitima a representação da categoria pelos dirigentes que exercerão o próximo mandato”, avaliou.
Além dos 719 votos (99,3%) dados a chapa do Movimento Sindicato é Pra Lutar (MSPL), houve 03 votos nulos e 02 brancos (0,7%).
MSPL
O MSPL é uma corrente sindical formada por sindicalizados do Sindijus/SE, que atua na organização do sindicalismo no TJSE desde 2005. O grupo atuou durante cinco anos como oposição sindical (2005-2010). E, depois, assumiu a direção do sindicato por quatro mandatos (2011-2022). A partir de agora, o grupo assumirá o quinto mandato consecutivo.
Em todo esse tempo, marcado por uma atuação combativa e democrática, o movimento ampliou as instâncias de debates do sindicato (Plenárias, Assembleia, Congresso etc); fortaleceu os laços de classe com participação ativa nas entidades sindicais de grau superior, como a federação e a central sindical; e organizou as campanhas salariais que transformaram a vida dos servidores do TJSE e se tornaram ‘cases de sucesso’ de criatividade na luta por justiça, dentro e fora do Judiciário.
Com essa experiência acumulada, o MSPL é reeleito para conduzir o quinto mandato na direção do Sindijus. A cada mandato, o grupo tem renovado os quadros dirigentes, dos 9 diretores eleitos, 4 não estavam na gestão que ora se encerra. Na escalação do time dirigente, também foi observada a representação de gênero, a nova diretoria terá 4 diretoras e 1 delas na coordenação geral, refletindo assim a paridade de gênero existente na realidade da categoria.
A atual diretora do Sindijus, Sara do Ó, que encerra o mandato como coordenadora geral, agradeceu o apoio da categoria confiado ao grupo que vem organizando as lutas da categoria nos últimos anos, novamente reeleito. “Uma eleição de chapa única não é, necessariamente, mais fácil. Porque é um momento de medir a legitimidade do projeto político sindical do nosso grupo. Esse resultado eleitoral mostra que denunciar as distorções e injustiças do TJ dialoga com a categoria e que o caminho é aprofundar esse debate para continuar melhorando a vida dos 3 mil servidores ativos e aposentados do órgão e, consequentemente, das suas famílias”, disse.
Acesse o site do SINDIJUS e confira o nome de todos os membros da CHAPA vencedora.