Codevasf: sindicatos se posicionam contra nome indicado para Superintendência

Qual o espaço que os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras de Sergipe poderão ter nesta gestão?

Publicado: 06 Junho, 2023 - 16h51 | Última modificação: 06 Junho, 2023 - 17h01

Escrito por: SINPAF, CUT e UGT

A União Geral do Trabalhadores em Sergipe (UGT-SE), a Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT/SE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf) se posicionam contra o nome de Thomas Jefferson França da Costa para assumir a Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) no Estado, indicação do ex-deputado federal André Moura, União Brasil.

As entidades representativas dos trabalhadores, que participaram ativamente da eleição do atual Governo Federal, consideram que o indicado de André Moura não tem a menor identificação com o projeto defendido pelo atual Executivo Federal - debatido claramente durante o período eleitoral -, inviabilizando, portanto, a execução das propostas de um governo popular.

Gostaríamos de chamar a atenção do Governo Federal e da sociedade sergipana, que o projeto democrático apresentado durante a campanha eleitoral e assimilado pelo povo de Sergipe, com a vitória do presidente Lula no Estado nos dois turnos das eleições passadas, é incompatível com a política defendida pelo grupo do indicado a assumir a gestão de um órgão tão importante para o desenvolvimento de Sergipe, como a Codevasf.

Como essa indicação poderá contribuir com a implantação das políticas públicas do governo Lula em Sergipe? Qual o comprometimento desse grupo com a luta e os anseios do Governo Federal? Qual a identificação desse grupo com um projeto popular de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e oportunidades, que tenha como base a inclusão social e o combate à pobreza? Qual o espaço que os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras de Sergipe poderão ter nessa gestão?

Diante do exposto, reforçamos a urgência em repensar essa indicação, com a expectativa de que seja apresentado um nome que represente o povo trabalhador de Sergipe e do Brasil e que tenha a identidade de um governo popular.