Escrito por: Iracema Corso
Encontro Estadual de Mulheres Cutistas será no primeiro semestre de 2023, com data a ser definida na segunda quinzena de abril. Atividade vai contar com Bazar de Arrecadação para a Marcha das Margaridas
Após o Seminário Nacional de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizado no mês de março em São Paulo, o Coletivo de Mulheres da CUT Sergipe se reuniu agora no dia 10 de abril, para discutir sobre a construção do Encontro Estadual de Mulheres Cutistas que acontecerá no primeiro semestre de 2023, com data por definir em abril.
De acordo com Cláudia Oliveira, secretária da Mulher da CUT Sergipe, cada sindicato filiado à central deve enviar pelo menos uma mulher trabalhadora para participar do planejamento do Encontro Estadual e formar as comissões para o evento.
A Formação dos Eixos da Marcha das Margaridas que acontecerá no dia 18 de abril, no Centresir, foi um dos informes da reunião que definiu a participação de Claudia Oliveira e Maria José Moura pela CUT; Joelma Dias e Aires Nascimento, pela Marcha Mundial das Mulheres; Maria Aparecida e Quitéria da Silva, pelo Sindoméstica; além de Simone Gama e Ivanda Santos pelo SINTESE.
Ainda foi definido que durante o Encontro Estadual de Mulheres Cutistas haverá um Bazar com roupas que serão vendidas pelo preço de R$ 5 como forma de reunir ajuda de custo para as mulheres trabalhadoras rurais que irão para a Marcha das Margaridas em agosto.
Na reunião, a secretária da Mulher da CUT Sergipe, Cláudia Oliveira, trouxe informes sobre a luta nacional da CUT contra o assédio e a violência sexual, e contra o assédio moral no ambiente de trabalho. Segundo Cláudia Oliveira, a orientação nacional da CUT é que as temáticas das violências e assédios contra a mulher sejam debatidas nos encontros estaduais realizados em todo o Brasil; além de organizar as mulheres para o empenho e o diálogo com os parlamentares na ratificação da Convenção 190.