Com fome de saúde e sede de justiça, 29º Grito dos Excluídos sairá da Catedral

Quem tem fome de saúde, luta por valorização dos servidores, contra a privatização de Sergipe, por direitos, educação de qualidade e tem sede de paz social não pode perder o 29º Grito dos Excluídos nesta quinta

Publicado: 05 Setembro, 2023 - 17h49 | Última modificação: 05 Setembro, 2023 - 17h56

Com fome de direitos e sede de justiça social, o 29º Grito dos Excluídos vai desfilar no Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, próxima quinta-feira, pela Avenida Barão de Maruim, em Aracaju levando as bandeiras de luta do movimento sindical, dos movimentos sociais e do movimento religioso.

Na última segunda-feira, dia 2 de setembro, na Paróquia São Pedro Pescador, localizada no Bairro Industrial, aconteceu a Coletiva de Imprensa reunindo a mídia de Sergipe, membros da Pastoral do Povo de Rua, Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe), Cultura da Periferia Barracão Cultural Hip Hop, do CONAL (Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese), Cáritas, UGT, MTST e mandato da vereadora Ângela Melo.

Com o tema ‘Você tem fome e sede de quê?’, a concentração do 29º Grito dos Excluídos será na Catedral Metropolitana de Aracaju, às 8h da manhã, com Ato Ecumênico e atividades culturais. Em seguida, os manifestantes sairão em caminhada pelas ruas do Centro de Aracaju até a Pça da Bandeira.

O 29º Grito dos Excluídos vai levar o alerta para a população de Sergipe sobre a necessidade de lutar em defesa da saúde pública, por paz social, pela valorização dos trabalhadores, contra as privatizações em Sergipe, por uma educação de qualidade, dignidade no trabalho e vida decente para os trabalhadores, pelo direito a ter direitos, por uma legislação comprometida com o povo; por cultura, desenvolvimento e inclusão social; por uma igreja mais avançada, mais preocupada com o social e menos conservadorista; e por dignidade para todos os povos independentemente da nacionalidade.

Há 29 anos, o Grito dos Excluídos dialoga com a população de Sergipe fazendo ecoar a voz dos desvalidos, dos esquecidos e esquecidas pelo Poder Público em tempos de neoliberalismo selvagem e atentados neofascistas para derrubar a democracia brasileira.

Desta forma, o Grito dos Excluídos 2023 se ampliou com a organização de duas edições do pré-grito dos excluídos e a preparação do pós-grito dos excluídos para que a luta unificada dos movimentos sociais e do movimento sindical de Sergipe não se resuma a um dia apenas de protesto, mas sirva para dar visibilidade aos graves problemas sociais que a população de Sergipe enfrenta no momento.

Apesar da tentativa de golpe contra a democracia no dia 8 de janeiro de 2023 ter sido fracassada, o projeto privatista avança com força total no Estado de Sergipe colocando em risco a privatização da Deso, da educação, da saúde e de quase a totalidade dos serviços públicos, além da destruição do Ipesaúde. Tais assuntos e a realização de atividades efetivas de apoio à população em situação de rua continuarão a ser discutidos no Pós Grito, já previstos para ocorrer na Olaria e no Bugio, em Aracaju.