MENU

Comunicação Sindical engaja sindicatos de Sergipe em oficina no Sábado

Publicado: 15 Maio, 2026 - 10h39 | Última modificação: 15 Maio, 2026 - 12h13

Escrito por: Iracema Corso

notice

No último sábado, dia 9 de maio, o Encontro de Comunicação da CUT-SE discutiu teoria e prática do trabalho de comunicação produzido dentro dos sindicatos.

A programação foi dividida em dois momentos: no primeiro, análise de conjuntura, debate sobre a disputa ideológica na sociedade e o papel da comunicação como instrumento fundamental na luta coletiva. No segundo momento, foi realizada uma oficina prática de roteiro de vídeo, abordando todas as etapas do processo de elaboração.

O secretário de Comunicação da CUT-SE, Milton Rodrigues avaliou os resultados do curso de forma muito positiva. “Conseguimos reunir lideranças de diversos sindicatos para entender que a comunicação não é apenas um acessório, mas uma ferramenta central de resistência. O aprendizado técnico que tivemos aqui será revertido em ações concretas para dar visibilidade às nossas pautas e combater as notícias falsas que tentam deslegitimar a nossa luta”, resumiu Milton Rodrigues, secretário de Comunicação da CUT-SE.

Paulo Souza, coordenador de Comunicação da Escola Nordeste de Formação da CUT, comemorou a realização do curso. “É gratificante estarmos aqui refletindo e debatendo comunicação neste estado acolhedor e de luta. Estamos aprendendo muito”.

A jornalista e vice-presidenta do SINDIJOR/SE, Elisângela Valença destacou que: “discutir comunicação sindical é mais do que importante, é uma questão vital para a luta, para a militância. É importante que a gente entenda como funciona, saiba quais são os processos, e como as estratégias vão funcionar para a gente manter a comunicação com a base, com a sociedade, e possa divulgar as nossas pautas, as nossas lutas para trazer a sociedade pro nosso lado”, observou Elisângela Valença.

A presidenta da Fetam, Vanessa Ferreira, destacou que o serviço público sofre muitos ataques, por isso a ferramenta da comunicação é fundamental.

“Precisamos mostrar pra sociedade que nós não temos privilégios. Na verdade, a gente sofre ataques e desvalorização do serviço público. Por isso discutir comunicação é muito importante. A boa comunicação fortalece a luta, nos ajuda a combater a desinformação e traz benefícios para o movimento sindical como um todo”, revelou Vanessa Ferreira.

Agente Comunitária de Saúde e diretora do SACEMA, Joana D’Arc (Sacema) resumiu que: “comunicar é uma necessidade e é uma arte. É importante ter o que dizer, e nós sempre temos o que dizer. E temos que saber como dizer para chegar onde nós queremos chegar”, disse Joana D’Arc.