MENU

Contratação do Músico Profissional é o tema da palestra promovida pelo SINDMUSE

‘Novas Regras para Contratação do Músico Profissional Direitos Conexos e a OMB’ é tema de palestra e debate na CUT/SE nesta terça (13/11)

Publicado: 12 Novembro, 2018 - 13h33 | Última modificação: 12 Novembro, 2018 - 13h42

Escrito por: Iracema Corso

notice

Os músicos profissionais de Sergipe vão se reunir na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), nesta terça-feira, dia 13 de novembro, a partir das 14h. O objetivo da reunião é ouvir a exposição e debater com Anjo Caldas, percussionista e músico profissional, sobre as Novas Regras para Contratação do Músico Profissional Direitos Conexos e a OMB.

Produtor cultural que presta consultoria administrativa para o SINDMUSE, Tadeu Machado destacou a necessidade de que os músicos participem dessa reunião. “Os contratos dos músicos em Sergipe são feitos, muitas vezes, à revelia da própria lei. Existe um tratamento completamente desigual entre as bandas nacionais e locais. Por exemplo, há cinco meses as bandas de Sergipe que trabalharam no Forró Caju estão sem receber nenhum tostão. Os músicos estão numa situação vexatória. O prefeito não está nem aí. O diálogo está completamente travado. E estamos vendo as famílias dos músicos passando por dificuldades, pois o São João é o Natal da classe musical, é o momento em que a classe dos músicos de Sergipe obtém o maior faturamento do ano. Não temos como abrir mão do cachê, então os contratos precisam proteger os músicos profissionais deste tipo de situação”.

O presidente do SINDMUSE, Tonico Saraiva, cobrou mais transparência da gestão pública no que se refere à contratação de músicos. “Ainda sobre o Forró Caju, nosso sindicato cobra as informações à Funcaju e à Secretaria de Comunicação, mas não obtém nenhuma resposta. Queremos saber o valor dos cachês que foram pagos às atrações nacionais. É recurso público, então é nosso direito saber qual foi o investimento realizado”.

Segundo Tonico Saraiva, o SINDMUSE também pretende promover ainda neste ano outras atividades de formação e esclarecimento para dar suporte administrativo aos músicos profissionais de Sergipe.