Escrito por: CUT/SE

CUT e SINDINUTRISE cobram da PMA proteção aos trabalhadores da Saúde

Com teste positivo do coronavírus no MONITORAJU, o Sindicato dos Nutricionistas e a central sindical cobram à Prefeitura proteção dos trabalhadores que estão na linha de frente do combate à pandemia em Aracaju.

Na última segunda, uma trabalhadora da saúde pública municipal de Aracaju que desenvolve suas atividades no MONITORAJU, foi testada como positivo para o novo Coronavirus (SARS-COV2), COVID-19. Na última quarta, seus familiares foram testados, dando positivo para membros da família dessa trabalhadora.

Entretanto, a Central junto com o Sindicato dos Nutricionistas e Técnicos em Nutrição do Estado de Sergipe realizou, nessa quinta, uma notificação extrajudicial junto ao serviço MONITORAJU da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju - SMS. A notificação foi motivada pelo fato de que a SMS suspendeu a distribuição de EPI'S como medida de proteção aos trabalhadores e trabalhadoras que desenvolviam as atividades laborais no MONITORAJU.

“A trabalhadora, por recomendação médica, foi afastada de suas atividades por 14 dias e encontra-se em isolamento com seus familiares, apresentou os sintomas de febre alta, cansaço e dores no corpo. O SINDINUTRISE - Sindicato de Nutricionistas e Técnicos em Nutrição de Sergipe, filiado à CUT Sergipe, protocolou na tarde de hoje (quinta 23 de Abril) notificação extrajudicial à SMS, solicitando dos gestores medidas protetivas e de controle para resguardar a preservação da saúde dos demais profissionais de saúde que atuam no local”, afirmou Mychelyne Guerreiro, Coordenação Geral do Sindicato.

As medidas solicitadas foram:

  1. Que seja imediatamente dispensado equipamentos de proteção individual para todos os profissionais de saúde que atuam no MONITORAJU, sem distinção.
  2. Que seja disponibilizado em todas as cabines de atendimento, recipiente com preparação alcoólica a 70%, na ausência de água e sabonete líquido.
  3. Que seja realizada as testagens dos profissionais de saúde que laboram no mesmo setor para confirmar ou descartar a infecção do novo Coronavirus, bem como realizar as medidas de controle recomendadas pelos órgãos competentes.
  4. Que a limpeza e desinfecção do ambiente e superfícies sejam rigorosamente atendidas.
  5. Que a Prefeitura de Aracaju realize o pagamento da insalubridade para os trabalhadores, sem prejuízos e distinção de valores como acontece atualmente.
  6. Que a SMS viabilize o afastamento dos profissionais de saúde, intitulados como grupo de risco.

 

A CUT e SINDINUTRISE alerta que caso a Prefeitura de Aracaju não adote as medidas apontadas, o Ministério Público será acionado para assegurar a proteção à saúde das trabalhadoras e trabalhadores da saúde que trabalham no MONITORAJU. “Todos afirmam que os profissionais da saúde são os heróis por está salvando vidas, mas são pessoas e precisam, e merecem ser respeitados e protegidos como cidadãos, disso a CUT e o SINDINUTRISE não vai abrir mão”. Afirmou o presidente da CUT Roberto Silva.

O que MONITORAJU?

É um serviço telefônico e online coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju no qual os aracajuanos podem consultar informações e esclarecer dúvidas sobres o novo Coronavirus e os quadros suspeitos com atendimento pelos profissionais da saúde que trabalham nessa central de atendimento, através do telefone 156 ou pelo site : https://www.aracaju.se.gov.br/monitoraju.