MENU

CUT promove formação sindical sobre o Fundeb na sede do SINDIPEMA

‘Fundeb – Conhecendo para Defender o Direito à Educação de Qualidade’ foi o curso que reuniu lideranças sindicais filiadas à CUT no último sábado

Publicado: 05 Abril, 2023 - 10h05 | Última modificação: 05 Abril, 2023 - 10h40

Escrito por: Iracema Corso

notice

A Secretaria de Formação Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe) organizou no último sábado o curso ‘Fundeb – Conhecendo para Defender o Direito à Educação de Qualidade’, realizado na sede do SINDIPEMA (Sindicato dos Profissionais da Educação do Município de Aracaju), localizado no bairro Siqueira Campos.

O presidente da CUT/SE, Roberto Silva dos Santos, disse na abertura do evento que esse é um processo de formação que envolverá não só a Educação, mas também a Saúde e a Assistência Social.

"Estamos começando pela Educação, mas também pretendemos tratar de outras fontes de financiamento. O controle social é importante, principalmente no que diz respeito ao processo de negociação por valorização salarial, os gestores, em sua maioria, buscam sempre criar um conflito entre as categorias e quando todos os trabalhadores e trabalhadoras compreendem de onde vem o financiamento e os gastos, não correm o risco de cair nessas armadilhas e fazem o contraponto de forma incisiva", declarou Roberto Silva.

A secretária de Formação da CUT, Caroline Santos, explicou que os servidores municipais têm assento no Conselho do Fundeb, portanto foi feito um diálogo junto à Fetam para definir a participação dos servidores nesta formação introdutória sobre o Fundeb, as mudanças na legislação e o papel dos servidores municipais no controle social dos recursos da educação.

Vanessa Ferreira, presidente da Fetam, participou do curso de formação junto a outros dirigentes de sindicatos de servidores municipais. “Sou da área da Saúde, faço parte do Conselho Municipal e sempre defendi que os dirigentes sindicais devem participar dos Conselhos, saber como chegam os recursos e discutir como eles são utilizados. E que, a partir deste espaço, nós lutemos para que eles sejam aplicados de forma correta”, afirmou Vanessa.

Para o presidente do SINDIPEMA, Obanshe Severo, a iniciativa de formação sindical foi importante para socializar os conhecimentos sobre controle social e melhorar o controle sobre o financiamento público da educação.

“A importância reside justamente na qualificação do controle social. Os governadores, prefeitos e seus secretários sempre defenderão a narrativa de que não tem dinheiro. Além disso, contam com todo um aparato de comunicação para propagar essa falsa informação. Com a qualificação do controle social, nós podemos coibir práticas equivocadas e podemos dialogar com gestores no sentido de garantir a correta utilização dos recursos. Além disso, dialogar com a população para divulgar a importância de ocupar esses espaços com conhecimentos e ações que possam garantir que o financiamento público cumpra seu papel social, seja na educação, na saúde e/ou na assistência social”, declarou Obanshe.

Para o presidente do Sindiserve Poço Verde, Jackson Ribeiro, o curso de formação da CUT para os dirigentes sindicais municipais a respeito do controle social dos recursos da educação foi muito importante. “O espaço ofertado pela CUT foi fundamental para o fortalecimento dos dirigentes sindicais, ressaltando a importância dos coletivos realizados pelos conselheiros com o objetivo de fiscalizar a aplicação dos recursos oriundos do Fundeb e a necessidade de valorização dos profissionais da educação em si. Ocupamos um espaço muito importante em termos dos servidores de apoio da educação. A gente tem que ter essa visão mais aprofundada para atuar dentro do Conselho do Fundeb”, afirmou Jackson.

A formação foi voltada para dirigentes sindicais da base dos servidores públicos municipais, professores da Rede Municipal de Aracaju e membros do Conselho do Fundeb. Além dos professores filiados ao SINDIPEMA e ao SINTESE, também participaram da formação dirigentes sindicais do Sindiserve Poço Verde, Itasind (Itaporanga D’Ajuda), Sindiserve São Francisco e SindPastora, Sintegre, Sindibrito, Sindmoita, Sindisluzi, SindLagarto, Sindoméstico. Também estiveram presentes na formação os dirigentes da CUT Sergipe: Quitéria Santos, Itanamara Guedes, João Fonseca e Givaldo Sena.