Escrito por: Iracema Corso
A CUT Sergipe (Central Única dos Trabalhadores) enviou um ofício ao Palácio dos Despachos solicitando uma audiência com o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, para debater sobre o fortalecimento da DESO enquanto empresa pública.
O ofício foi enviado na tarde desta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, pois há um mês o SINDISAN (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe), filiado à CUT, está em estado de alerta diante das entrevistas concedidas pelo governador Mitidieri, afirmando que pretende criar uma PPP (Parceria Pública-Privada) na DESO, nos moldes da PPP da Casal, em Alagoas. O sindicato explica que a experiência de Alagoas de entregar parte dos serviços ao grupo BRK foi mal sucedida, gerando muitos problemas para a população.
Em nota pública, o SINDISAN afirmou no dia 10 de fevereiro que esta luta tem sido incansával: “mais do que nunca, precisamos da união de forças para não permitir que a DESO atenda a interesses privados em detrimento do que importa para a população sergipana, que é a universalização do serviço de distribuição de água e esgotamento sanitário”.
Ciente da importância desta luta, o presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva, já está divulgando a luta em defesa da DESO pública na convocação para o desfile de carnaval do bloco da CUT, o 17º desfile do SIRI NA LATA.
“A luta contra a privatização da DESO é uma luta de todas as categorias de trabalhadores. Água é um bem essencial para a vida, não pode ficar sobre o poderio da iniciativa privada. Então, assim como é urgente lutar por direitos e em defesa da democracia, vamos lutar também contra a privatização do saneamento em Sergipe”, registrou o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Roberto Silva.
Imagem: Reprodução SINDISAN