CUT/SE coleta assinaturas de apoio a sindicalista perseguido por gestão EMBRAPA
Publicado: 27 Setembro, 2022 - 10h33 | Última modificação: 28 Setembro, 2022 - 11h05
Escrito por: Iracema Corso
No apagar das luzes do governo Bolsonaro, a gestão da Embrapa em Sergipe está perseguindo e tentando demitir o sergipano e dirigente sindical Arnaldo Santos Rodrigues, presidente da Seção Sindical Tabuleiros Costeiros do SINPAF (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário), filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE).
Arnaldo Rodrigues é reconhecido nacionalmente por sua atuação na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras de sua base. Com mais de quarenta anos de serviços prestados à empresa, também é uma referência na Embrapa, por seu trabalho e dedicação ao longo de sua vida profissional.
Desconsiderando essa trajetória e desrespeitando a Constituição Federal no que tange ao direito de estabilidade do dirigente sindical, a empresa ingressou na justiça para demiti-lo, em um processo judicial que está sob sigilo. Esta evidente perseguição acontece durante a negociação do Acordo Coletivo da categoria (acesse o link e saiba mais), sendo Arnaldo um dos membros da Comissão Nacional do SINPAF junto à empresa.
A Direção Nacional do SINPAF vem denunciando a atuação da diretoria da Embrapa e de gestores locais por práticas antissindicais, tais como perseguição a dirigentes sindicais e tentativas de expulsão do sindicato das instalações da empresa.
Ao mesmo tempo em que a assessoria jurídica do sindicato prepara a defesa do dirigente sindical, o SINPAF está reunindo assinaturas em todo o Brasil em apoio e solidariedade ao companheiro Arnaldo Santos Rodrigues. Diferentes categorias de trabalhadores já se manifestaram em apoio ao dirigente.
CUT/SE também está ajudando na coleta de assinaturas. O Abaixo Assinado está na secretaria da CUT/SE e à disposição para que todos possam colaborar com sua assinatura e apoio.
Leia também o texto do SINPAF 'Em Defesa de Arnaldo'
Imagem: SINPAF