Escrito por: CUT Sergipe
A Central Única dos Trabalhadores (CUT-SE) manifesta repúdio aos deputados federais de Sergipe: Thiago de Joaldo (PP), Rodrigo Valadares (União Brasil) e Gustinho Ribeiro (Republicanos) que votaram a favor do PL da Blindagem, também conhecida como PEC da Bandidagem ou PEC da Impunidade por blindar políticos de ações criminais.
A Proposta de Emenda à Constituição recebeu 353 votos favoráveis e 134 votos contrários na primeira votação. Os deputados federais por Sergipe que disseram não à PEC da Blindagem foram João Daniel (PT), Fábio Reis (PSD) e a Delegada Katarina (PSD).
Já os deputados Ícaro de Valmir (PL) e Yandra Moura (União) estavam de atestado médico e não compareceram à sessão na Câmara dos Deputados.
O texto aprovado ontem pela Câmara de Deputados segue para o Senado e vai precisar de 51 votos para ser aprovado pelo Congresso Nacional.
Caso a PEC da Blindagem seja sancionada, os deputados e senadores brasileiros só serão investigados criminalmente após autorização de cada Casa Legislativa. A PEC da Impunidade amplia o foro privilegiado para presidentes de partidos e estabelece que o STF vai precisar de autorização da Câmara ou do Senado para antes de processar deputados e senadores.