Escrito por: Iracema Corso
“É possível erradicar a fome no Brasil”, reforçou a secretária de Saúde do Trabalhador da CUT Sergipe, Maria do Carmo, em meio aos debates da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEAN), em Brasília.
Maria do Carmo foi eleita como representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e participou como delegada da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
“Seguiremos lutando com o intuito de erradicar a fome e assegurar o direito à comida de verdade na mesa da população brasileira. Desde a fundação do CONSEAN, já fui eleita como conselheita e exerci 2 mandatos. Agora retorno com força total e vou precisar do apoio da Central Única dos Trabalhadores, pois esta é uma luta muito importante para toda a população brasileira em especial para quem luta pelos trabalhadores e por justiça social no Brasil”, resumiu Maria do Carmo.
A diretora da CUT Sergipe falou sobre capítulos importantes dessa história de luta contra a fome.
"O coiso inelegível retirou o nosso CONSEA. Nós retiramos ele, elegemos nosso presidente Lula e com Lula subimos a rampa. Além do Consea, outros conselhos, estamos resgatando e tendo acesso às políticas públicas PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Parte delas o intuito de erradicar a fome, diminuir a desnutrição e as desigualdades. Nesta conferência, nosso desafio é entregar ao Ministro Welington Dias aqui presente nossas propostas".
Maria do Carmo destacou que o combate à fome precisa ser feito de forma democrática e com equidade, através de projetos de transferência de Renda, entre outros. "É preciso cuidar de quem mais precisa e integrar várias ações para tirar o Brasil do Mapa da fome".