Debate sobre impactos do “Tarifaço” acontece nesta quinta (21)
Publicado: 19 Agosto, 2025 - 07h48 | Última modificação: 19 Agosto, 2025 - 07h54
Escrito por: Iracema Corso

Qual o sentido, os impactos e desdobramentos do “tarifaço” de Donald Trump na cena geopolítica internacional? Nesta quinta-feira (21), a ADUFS organiza um grande debate com o professor Fábio Sobral, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A atividade ocorre no auditório do Departamento de Geografia, no Campus São Cristóvão, a partir das 10h. As inscrições já estão disponíveis no SIGAA.
A taxação de produtos brasileiros em cinquenta por cento pela administração Trump, mais conhecida como “tarifaço”, entrou em vigor em 6 de agosto em meio à proposta de enquadramento das Big Tech´s e o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. O “tarifaço” afeta 35,9% das mercadorias brasileiras enviadas para os EUA, representando 4% das exportações brasileiras.
No dia 7 de agosto a Rádio Debate publicou um episódio sobre o tema. Acesse o site da ADUFS e confira na íntegra.
O PALESTRANTE
Fábio Maia Sobral possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará dos cursos de graduação em Economia Ecológica e Ciências Econômicas e do mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC - Prodema. Orientador de mestrado e co-orientador de doutorado. Atua principalmente nos seguintes temas: Marx, alienação, concepção circular de filosofia, filosofia, história econômica, história do pensamento econômico e economias alternativas.