Dia 8 tem Ato e Café da Manhã em frente ao Centro Pop da Rua Laranjeiras
Publicado: 05 Janeiro, 2024 - 10h23 | Última modificação: 05 Janeiro, 2024 - 11h12
Escrito por: Iracema Corso

No dia da Vitória da Democracia e Derrota da Extrema Direita, a próxima segunda-feira, dia 8 de janeiro, a partir das 7h, vai ter protesto e café da manhã pela reabertura do Centro Pop (Centro Especializado para Pessoas em Situações de Rua) localizado na Rua Laranjeiras Nº 984 (Centro de Aracaju) e por melhorias no atendimento da população em situação de rua que sobrevive pelas ruas do Centro da cidade.
A vice-presidenta da CUT/Sergipe, Caroline Santos, participou da reunião de organização do ato. “A posição da CUT Sergipe é de apoio à luta dos moradores em situação de rua pelo direito ao acolhimento e em defesa da dignidade humana. Além disso, o dia 8 de janeiro é o dia da vitória da democracia contra o golpe, e precisamos seguir conquistando mais democracia, pois se ainda há fome, miséria, vulnerabilidade social, então ainda precisamos avançar muito em direção à democracia”, destacou Caroline Santos.
O fechamento para a reforma do Centro Pop de Aracaju ocorrido no dia 15 de dezembro do ano passado provocou a desassistência da população que transita principalmente pelas ruas do Centro de Aracaju. Desde então essa população está tendo que caminhar até o Centro Pop localizado no Bairro Suíssa e caminhar 12 quilômetros para tomar café da manhã e almoçar.
“Depois de caminhar 3 quilômetros para chegar no Freitas Brandão, no bairro Suíssa, o morador em situação de rua recebe a quentinha na porta, e tem que comer na calçada. Isso não é acolhimento. Isso é humilhação”, criticou Marcos da Pastoral do Povo de Rua.
Morador em situação de rua do Centro de Aracaju reclamou que está há 2 dias sem tomar banho por falta de um banheiro. Demais moradores reclamam que, ao fechar as portas do Centro Pop da Rua Laranjeiras, a Prefeitura de Aracaju deveria ter montado uma estrutura alternativa para acolher a população em situação de rua localizada principalmente no Centro de Aracaju.
Outras reclamações dizem respeito à superlotação dos Centros Pops, a decisão errada de colocar homens misturados com mulheres e crianças no mesmo dormitório, os banhos dos idosos que são dados no pátio, entre outras situações de flagrante desrespeito da dignidade humana.