Saiu o resultado do ENEM! E agora?
Hoje é um dia importante para a juventude brasileira. José Rafael, secretário de Juventude da CUT reforça que frente à crise, estudar é o melhor caminho. "Não desistam de seus sonhos"
Publicado: 11 Fevereiro, 2022 - 13h00 | Última modificação: 11 Fevereiro, 2022 - 13h31
Escrito por: Iracema Corso
A crise bate à porta da maioria dos brasileiros e só aumenta as incertezas frente ao futuro. Uma importante decisão da juventude se torna ainda mais difícil: qual carreira seguir para garantir emprego e estabilidade financeira na vida adulta?
Nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, o Ministério da Educação já divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Depois disso, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, milhões de estudantes brasileiros vão acessar o SISU (Sistema de Seleção Unificada) para escolher qual curso universitário e carreira profissional irão seguir.
Neste momento decisivo, o secretário de Juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe), José Rafael, reafirma a necessidade da juventude não desistir de seus sonhos, diante do cenário adverso de desemprego.
Só em Sergipe existem atualmente 188 mil desempregados, conforme divulgado pelo Dieese. Dados do IBGE de 2021 informam que a taxa de desemprego entre a população jovem brasileira de 14 a 17 anos alcançou os 46,3%, maior percentual da série histórica. Em maio de 2021, a Fundação Getúlio Vargas divulgou que 25,5% dos jovens brasileiros com faixa etária dos 15 aos 29 anos estavam sem trabalhar e sem estudar no ano de 2020.
“Diante do resultado do ENEM, sabemos que há um desafio, o da escolha da graduação para uma formação acadêmica que possa garantir um emprego e um trabalho justo. Por isso acreditamos na sua capacidade de escolha. Abrace os seus sonhos e a vitória é sempre dada como certa para aqueles que acreditam em seus sonhos e lutam por ele”, afirmou José Rafael.
Qual escolha fazer?
Diante das várias dúvidas, vale a pena observar como está o mercado de trabalho de Sergipe. O setor da Agência do Trabalhador da Fundat (Fundação Municipal de Formação para o Trabalho da Prefeitura de Aracaju) que encaminha mão de obra para o mercado de trabalho de Sergipe verifica cotidianamente demanda nas áreas Comercial/Vendas, Atendimento ao Público, Gastronomia, Administração, Setor Financeiro, Recursos Humanos e Enfermagem.
No entanto, outros fatores devem ser levados em conta quando o assunto é escolha profissional, tais como vocação que pode ser descoberta atraves de Teste Vocacional ou Curso Vocacional; estimativa da remuneração e mudanças no mercado de trabalho nos próximos 4 anos que virão.
Nos próximos dias, a CUT vai divulgar vídeos nas redes sociais falando um pouco da realidade de diferentes profissões. Acompanhe!