Dia da Trabalhadora Doméstica é marcado por debate, autocuidado e lazer
Publicado: 30 Abril, 2024 - 10h31 | Última modificação: 30 Abril, 2024 - 10h47
Escrito por: Iracema Corso
O último sábado, dia 27 de abril, foi o Dia das Trabalhadoras Domésticas, data para fortalecer a união, comemorar as lutas e direitos conquistados.
Nesta data, o Sindoméstico/Se preparou uma programação especial com almoço, manicure, massagem e Bingo com prêmios na sede do sindicato.
Adinete Santos Canuto é uma das trabalhadoras domésticas filiada ao Sindoméstico que participou da atividade de sábado.
“Foi 10, a recepção, o atendimento, o almoço, a tarde de lazer... Todas nós gostamos demais. É a terceira vez que participo das atividades do sindicato e sempre é bom. É através do sindicato que somos reconhecidas. Desta vez tivemos um momento de lazer. E um não vai sem o outro. Sindicato é forte quando tem trabalhadora pra construir a luta. E a trabalhadora só garante seus direitos quando tem sindicato”, resumiu Adinete Canuto.
Trabalhadora doméstica desde os 15 anos de idade, Adinete Canuto hoje tem 49 anos de idade, segue na ativa e avaliou mudanças na realidade do trabalho doméstico.
“A realidade do trabalho doméstico está mudando no Brasil. No começo a gente não tinha nem direito a salário, nem a FGTS e a grande maioria trabalhava em condições desumanas mesmo”, recordou.
Quitéria Santos, dirigente da CUT/SE, da Fenatrad e do Sindoméstico, ressaltou a importância da conquista da PEC das Domésticas.
Segundo Quitéria, após o avanço na garantia de direitos, é preciso de sindicato forte para lutar pelo cumprimento dos direitos conquistados. “Convido as trabalhadoras domésticas de Sergipe que venham se filiar ao sindicato porque só assim teremos mais força para lutar pelos seus direitos e pela sua melhor qualidade de vida”.
Quitéria Santos divulgou que o Sindoméstico vai oferecer a partir desta terça, dia 30 de abril, uma ginecologista para atender às trabalhadoras filiadas e também está organizando um cadastro para entregar cestas básicas através de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social.
“Vamos iniciar o Curso de Cuidador de Idoso. Estamos também numa formação de diretoria para trabalhadoras domésticas preparadas para atuar como dirigentes sindicais e formar nossa próxima diretoria sindical”, informou Quitéria Santos.
Programa Mulheres Mil
Além das atividades de lazer, fortalecimento da auto-estima e valorização das trabalhadoras domésticas, o Sindoméstico também organizou palestras sobre o Programa Mulheres Mil: Trabalho Doméstico na Função de Cuidados.
O Programa Mulheres Mil consiste em capacitar e empoderar trabalhadoras domésticas, oferecendo 900 vagas em diferentes regiões do país. A proposta ainda conta com Bolsa Formação que contribui para o acesso ao mercado de trabalho e melhoria das condições de vida.
O lançamento do Programa será nesta terça-feira, dia 30 de abril, às 15h em Brasília, e pode ser acompanhado ao vivo pelo Canal do Youtube do Ministério da Educação.
Quitéria Santos e Adinete Canuto viajaram para Brasília e vão acompanhar de perto o lançamento do Programa Mulheres Mil para depois nos contar todas as boas novidades conquistadas em favor da luta das trabalhadoras domésticas de Sergipe e do Brasil.