Escrito por: Iracema Corso

É QUARTA: Comemoração Alusiva ao Dia das Trabalhadoras Domésticas

Saúde, brindes, direitos trabalhistas, direitos previdenciários, o futuro da luta da trabalhadora doméstica em Sergipe e no Brasil são alguns dos temas que serão discutidos no dia 27 de abril no SINDIPETRO

Todas as trabalhadoras domésticas de Sergipe têm um encontro especial na próxima quarta-feira, dia 27 de abril, a partir das 9h da manhã, na sede do SINDIPETRO, na Rua Siriri, Centro. Trata-se da Comemoração Alusiva ao Dia das Trabalhadoras Domésticas. A programação começa com Café da Manhã festivo e terá troca de informação sobre direitos trabalhistas, INSS, dicas essenciais de saúde, além do debate sobre a luta sindical das trabalhadoras domésticas em Sergipe e no Brasil.

Nesta mesma data e ocasião haverá o Lançamento da Campanha Nacional pelo Trabalho Decente 2022, sorteio de prêmios e muitas novidades. Quitéria Santos, vice-presidenta do SINDOMESTICO (Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Sergipe) e dirigente da CUT, avisa que para participar as trabalhadoras domésticas apenas precisam levar um documento de identidade e um comprovante de atuação como trabalhadora doméstica, pois o encontro é aberto para sindicalizadas e também para as trabalhadoras que ainda não estão filiadas ao sindicato.

“Queremos apresentar a nossa assessoria jurídica para todas as trabalhadoras domésticas e mostrar a importância de estarmos juntas, na defesa da nossa saúde, nos protegendo das dificuldades, na luta pelo cumprimento dos direitos das trabalhadoras domésticas que sofreram tanto nesta pandemia. A lei 150 deu este direito à trabalhadora doméstica de procurar o INSS, assim como outro trabalhador, mas os patrões não estão concedendo nosso direito. Vamos fazer uma emenda. A trabalhadora doméstica paga o INSS e não está protegida, tem os direitos negados pelo patrão. Isso tem que mudar”, afirmou Quitéria Santos.  

O SINDOMESTICO/SE, filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/Sergipe), convidou uma profissional de fisioterapia para dar dicas de saúde e bem-estar no trabalho doméstico. O servidor do INSS que toda semana está no SINDOMESTICO prestando informação vai participar do evento falando sobre aposentadoria, auxílio doença, licença maternidade e sobre direitos que ainda são negados pelos patrões.

O professor Dudu, ex-presidente da CUT e dirigente do SINTESE, há muitos anos acompanha de perto a luta das trabalhadoras domésticas do Brasil e chegou a viajar à Genebra para a Conferência Internacional do Trabalho e junto à ex-presidenta do SINDOMESTICO, Suely dos Santos (in memorian), participou deste momento histórico na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas. Ele também estará na Comemoração Alusiva ao Dia da Trabalhadora Doméstica para falar sobre o papel do sindicato nas conquistas mais recentes dos direitos das trabalhadoras domésticas do Brasil.