Escrito por: Iracema Corso

É SEXTA: Seminário Estadual de Agrobiodiversidade e Sementes Criolas

Antes, durante e depois do jogo da Copa, venha fortalecer a luta por soberania alimentar e poder popular

Continuam abertas as inscrições para que trabalhadores da agricultura familiar, camponeses e camponesas de Sergipe possam participar do Seminário Estadual de Agrobiodiversidade e Sementes Criolas, que acontece em Sergipe nesta sexta-feira, dia 9 de dezembro, no Recanto Franciscano Mosqueiro/Aracaju.

A atividade de formação é realizada pelo Movimento Camponês Popular com apoio da CESE, Cáritas e da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe). O Seminário acontecerá das 8h às 19h desta sexta, no Recanto Franciscano Mosqueiro/Aracaju, localizado na Rua A, nº35, Mosqueiro (vizinho à Orla Por do Sol), Aracaju-Sergipe.

Membro do MCP Sergipe, Felipe Calado explicou que cada organização interessada em participar precisa confirmar presença através das redes sociais. Já a inscrição nas 10 oficinas disponíveis pode ser feita no mesmo dia do evento, pela manhã, assim que forem chegando os participantes.

“Na atividade teremos também um momento de trocas de sementes e a comercialização de produtos Agroecológicos, portanto tragam suas sementes para trocar e se tiverem algum produto para comercializar nos avisem para garantirmos o espaço”, alertou Felipe.

A programação conta com duas Mesas no turno da manhã sobre os temas: Papel do Estado na conservação e uso da Agrobiodiversidade e na construção da soberania Alimentar; e Contaminações de Sementes Crioulas por Transgênicos em Sergipe – Panorama e desafios.

À tarde haverão 10 oficinas sobre as temáticas:

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - CECANE/UFS;
Boas Práticas no Beneficiamento de Alimentos - CECANE/UFS;
Comunicação - Thayanne Rocha (Comunicadora Popular -MCP/CP);
Bioinsumos - Biofábrica de Itabaianinha (MCP);
Melhoramento de Sementes Crioulas - Edson Diogo (ABA/RESEA) e Antônio Andrade (guardião de sementes);
Conservação, Melhoramento e Multiplicação da Galinha de Capoeira - Cristiane Sá (Embrapa);
Secadores Solares e Desidratação de Frutas - Aline Rios (Frutificar/MCP);
Stencil - Luiz Mário Marinho (MCP);
Sistemas Agroflorestais – Edson Almeida (MCP);
Manejo Alimentar de Aves – Jorge Rabanal (Sítio La Cantuta/RESEA).

O objetivo do Seminário é fortalecer a luta por soberania alimentar e poder popular. Às 18h30 cada organização será convidada a fazer uma saudação no lançamento da Campanha Sementes da Vida, quando terá início a Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Feira Agroecológica e Cultural com a apresentação artística de Eduardo Teles, do Samba de Côco de seu Diô e o Descidão dos Quilombolas.