Escrito por: Iracema Corso

Em defesa da saúde do trabalhador SINDIMINA participa de audiência em Pernambuco

Filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), o SINDIMINA (Sindicato dos Trabalhadores da Mineração) atua nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí. No dia 14 de setembro, os dirigentes participaram da AUDIÊNCIA PÚBLICA com os temas “Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS” e “Promoção da Regularização das Notificações de Acidente de Trabalho”, na cidade de Trindade, no interior de Pernambuco. O encontro ainda oportunizou o Grupo de Trabalho Inter Institucional do Polo Gesseiro do Araripe/PE.

As atividades foram promovidas pela Procuradoria do Trabalho na Câmara de Vereadores de Trindade/PE e reuniram servidores públicos da saúde das cidades vizinhas, empresários, técnicos de Segurança do Trabalho, dirigentes da Sindusgesso, trabalhadores e a prefeita de Trindade, Helbe Rodrigues.

Na audiência pública, os procuradores do Trabalho, Dra. Adriana Freitas e Dr. Rogério Sitônio, falaram sobre a atuação do Ministério Público para minimizar problemas relacionados principalmente à saúde do trabalhador, além de abordar as multas revertidas em 100% para órgãos e instituições locais que tratam de saúde.

A representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cereste), Dra. Kerma Alencar, fez uma apresentação de dados estatísticos sobre acidentes do trabalho em Pernambuco enfatizando o Nordeste como região com o maior índice de acidentes.

Vários palestrantes destacaram a importância do olhar sensível dos profissionais de saúde para ajudar a reduzir a subnotificação dos acidentes do trabalho, inclusive com desconhecimento do próprio trabalhador acidentado.

Dirigente do SINDMINA e secretário de Saúde do Trabalhador da CUT/Sergipe, Admilson Lima avaliou que o Ministério Público está fazendo seu trabalho, tanto que novas audiências serão realizadas. “Existe esta preocupação do Ministério Público, por isso as entidades sindicais foram chamadas. É preciso de uma fiscalização maior, mais intensa e mais corretiva. Mas o primeiro passo para resolver o problema está sendo dado”, afirmou Admilson.

No dia 27 de outubro acontece nova audiência pública em Trindade/PE para debater os temas de fortalecimento da luta em defesa da saúde do trabalhador e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na região.