Em defesa do desenvolvimento Fórum das CUTs do Nordeste volta a se reunir
Publicado: 26 Julho, 2022 - 15h05 | Última modificação: 26 Julho, 2022 - 16h26
Escrito por: Caroline Rejane

Durante dois dias representantes das nove CUTs do Nordeste se reuniram em Recife, para se reconectarem, discutirem o cenário político e econômico da região e, principalmente, fazer o lançamento da Plataforma da Classe Trabalhadora para as Eleições de 2022 da região Nordeste.
“Depois de tanto tempo em reuniões virtuais, o Fórum das CUTs se encontra e se reencontra neste momento tão importante da nossa conjuntura”, afirma o coordenador geral da Escola Nordeste, Manoel Messias Vale.
A mesa de abertura contou com representação das três sub-regiões nas companheiras Rilda Maria Alves (Sul), Paulo Rocha (Centro) e Lúcia Queiroz (Norte), do secretário nacional adjunto de Comunicação, Admirson Medeiros, o Greg, e o do coordenador geral da Escola Nordeste Marise Paiva de Morais, Manoel Messias Vale.
A construção do evento foi pensada no mês de abril, pois a conjuntura das eleições desafiou a discutir e construir uma plataforma para o Nordeste, pois tem as realidades e especificidades e é fundamental que isso esteja representado nas reivindicações.
“Estamos em um momento muito importante na política e juntar os estados nordestinos para discuti-la é fundamental, pois o sabemos o protagonismo do Nordeste nas eleições gerais. Nesses dias vamos nos ouvir e dialogar entre nós”, disse Lúcia Queiroz, secretária-geral da CUT Ceará.
Para Paulo Rocha, presidente da CUT Pernambuco, esse reencontro está sendo feito a partir de muito esforço de todos e todas. O dirigente pernambucano também lembrou que além das dificuldades políticas e econômicas também estamos vivendo condições climáticas adversas, com muita chuva, principalmente em Pernambuco e Alagoas. “Esse espaço é um momento ímpar e a expectativa é que a plataforma seja exequível e que aponte para construir os nossos sonhos de transformar o Nordeste e o Brasil”.
Levar as propostas do Nordeste para o Brasil também foi a linha da fala da presidenta da CUT Alagoas, Rilda Maria Alves. “Estamos nos desafiando a construir essa plataforma e ela precisa ser compartilhada não só com a classe trabalhadora nordestina, mas com todo o Brasil. Pois temos propostas para um Brasil melhor, para um país para todos”, afirmou a dirigente.
Rilda também lembrou que a iniciativa do fórum não é só uma ação da região Nordeste, mas deve ser uma tarefa para todas as regiões, mas até agora somente os nove estados nordestinos se organizaram e protagonizam ações.
O secretário adjunto de Comunicação da CUT Nacional, Greg, também ressaltou a importância de espaços de construção e reflexão e trouxe da direção nacional uma mensagem de esperançar. "Vivemos um momento decisivo em nossas vidas é fundamental que estejamos nas ruas para conquistar corações e mentes para as mudanças que o Brasil precisa".
Fórum das CUTs do Nordeste
A criação do Fórum das CUTs no Nordeste se deu em um processo de construção de planejamento estratégico permanente. Em 2015, em um seminário ocorrido na Paraíba se faz um debate da importância das CUTs se organizarem nas cinco regiões brasileiras.
“Naquele momento não se teve dúvida da importância de se ter essa instância para o Nordeste e mantendo uma organização que já é da região que subdivide em Sul, Centro e Norte. A partir daí buscamos trazer para o debate, ações e orientações conjuntas sempre em defesa do desenvolvimento da nossa região”, conta Manoel Messias Vale.