Escrito por: Assessoria de Comunicação do SINDIPEMA

Emília e Luiz expõem suas propostas para a educação em sabatina no Sindipema

Candidatos à Prefeitura de Aracaju responderam a questões relacionadas às políticas para a educação na rede municipal e sobre condições de trabalho e garantia de direitos dos professores/as

A seis dias da eleição para a escolha de quem irá administrar a Prefeitura de Aracaju pelos próximos quatro anos, os candidatos Emília Corrêa (PL) e Luiz Roberto (PDT) participaram de uma sabatina proposta pelo Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) para ouvir as propostas para educação dos dois postulantes a prefeito da capital. Os respectivos candidatos a vice-prefeito, Ricardo Marques (Cidadania) e Fabiano Oliveira (PP), estiveram presentes, mas apenas o vice de Emília participou ativamente da sabatina.

Em momentos distintos, Emília e Luiz tiveram cerca de 45 minutos cada um para responder a questões relacionadas às políticas para a educação na rede municipal e, também, sobre as condições de trabalho e garantia de direitos dos profissionais do magistério público municipal.

Os candidatos trataram de questões como: propostas para superar a falta de creches e de vagas para educação infantil na rede; propostas para assegurar vagas e condições de permanência para jovens e adultos da EJA; como pretendem cumprir na integralidade a Lei do Piso do Magistério, extensivo aos aposentados/as; propostas para cuidar da saúde dos professores/as; propostas para reforma e manutenção de escolas sem precisar deslocar os educandos de suas comunidades ou deixá-los sem aula; além de propostas para garantir a sustentabilidade da Previdência do Município de Aracaju.

Emília Corrêa e Luiz Roberto também tiveram que responder a duas perguntas cada um, formuladas por professoras e professores presentes à sabatina.

Para o professor Obanshe Severo, presidente do Sindipema, foi um momento oportuno para uma reafirmação de ambos com a Carta Compromisso com a Educação e com os Educadores, além de tratar de questões fundamentais da educação, como a liberdade de cátedra, e outros assuntos importantes para a categoria. 

“Seguiremos firmes na luta para a garantia de uma educação de qualidade socialmente referenciada, pública, gratuita, laica, com professores valorizados e estruturas escolares adequadas que garantam o ensino-aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou o dirigente sindical.

Confira a íntegra das duas sabatinas no canal do Sindipema no Youtube (youtube.com/SindipemaAracaju). Links abaixo:

Emília Corrêa - https://youtu.be/QsU7h48S05o
Luiz Roberto -  https://youtu.be/o_wmGf3c30Y