Escrito por: Iracema Corso

Encontro de Mulheres Camponesas do Baixo São Francisco aprova propostas de luta

No domingo, dia 5 de fevereiro, aconteceu o Encontro de Mulheres Camponesas do Baixo São Francisco, no Povoado Tenório, município sergipano de Neópolis. O primeiro encontro de mulheres do povoado lançou propostas de luta coletiva com as demais mulheres dos povoados presentes.

A secretária da Mulher da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe), Cláudia Oliveira, participou da atividade de luta feminista. De acordo com a dirigente da CUT, o município Tenónio é vizinho do Rio São Francisco e possui apenas 400 habitantes que sofrem por falta de água potável.

“A água que a comunidade usa é de poço, não é boa. Isso é um absurdo porque eles vivem perto do Rio São Francisco, mas a água só chega para os empresários, donos das terras irrigadas. Estamos juntas nesta luta, por isso a CUT apoia e participa do Encontro de Mulheres Camponesas do Baixo São Francisco”, informou Cláudia Oliveira.

De acordo com Lenilce dos Santos, Dirigente Estadual do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), além de organizar uma agenda de atividades de construção do 8 de março, o Encontro conseguiu levantar as questões prioritárias para as mulheres de cada localidade.

“Aqui no Baixo São Francisco temos uma rica variedade de ocupações. As mulheres que estão na agricultura camponesa: plantam e vendem pelas feiras. Temos as marisqueiras e pescadoras nas comunidades ribeirinhas, mulheres artesãs e também as que trabalham no platô e na cana de açúcar. Em se tratando da comunidade Tenório, em sua grande maioria hoje estamos no corte de cana, e no platô, algumas ainda preservam o extrativismo como sua atividade, mas com muita dificuldade”, explicou Lenilce.

Além da secretaria de Mulheres da CUT Sergipe, a representante do MPA do Alto Sertão, representantes do Campus da UFS de Glória e mulheres da Grande Aracaju, o Encontro foi construído por camponesas do Brejo Grande (Território Brejão dos Negros), Ilha das Flores (Serrão), Japoatã (Currais), Propriá (São Miguel), Neópolis (Mundéu da Onça, Flor do Brejo, Novo Horizonte, Mata das Varas, Soldeiro, Sítio São José, Brasília, Pindoba e Tenório).