Formação sindical para orientar a luta é prioridade da CUT
Publicado: 17 Agosto, 2022 - 08h53 | Última modificação: 17 Agosto, 2022 - 09h14
Escrito por: CUT Sergipe
Diversos integrantes da direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe) participaram do 2º módulo do Curso de Formação de Formadores da sub-regional Sul (Bahia/Sergipe/Alagoas – BASEAL) da Escola Nordeste Marise Paiva de Moraes que aconteceu em Salvador, no período de 11 a 13 de agosto.
A delegação sergipana é formada por: Quitéria Santos - Sindoméstico, Arlete Silva e Cláudia Oliveira (SINTESE), José Rafael (Sindisan), Maria do Carmo, Maria dos Santos e Alberto Santos, José de Sá e Aíres Nascimento (Rurais), João Fonseca (Municipais), Ivan Calasans (Petroleiros), Joelma Dias (Sindipema), Caroline Santos (Sindijor).
O curso é uma ação estratégica da Secretaria Nacional de Formação com o objetivo de subsidiar os trabalhadores e trabalhadoras para atuar na formação não só de dirigentes sindicais, mas também de companheiras e companheiros da base, principalmente por conta do difícil período em que vivemos.
Secretária de Formação da CUT/SE, Caroline Santos alertou para o momento político que os brasileiros estão enfrentando. “Estamos às vésperas das eleições e mesmo que o resultado nos seja favorável, a luta que virá será muito grande, por isso é fundamental que coloquemos nossa estratégia e táticas para que a luta da classe trabalhadora se fortaleça, e um desses pilares é a formação”, explicou a dirigente sindical.
Segundo Caroline Santos, para orientar a luta, o conhecimento é fundamental. "Vivemos um momento muito difícil para nós da classe trabalhadora e precisamos nos abastecer de conhecimento para que, juntos aos nossos companheiros e companheiras, estejamos fortalecidos para as lutas que virão".
O primeiro módulo do curso foi realizado em Aracaju no mês de junho e o terceiro acontecerá em novembro em Maceió. O curso de Formação de Formadores Inicial é composto por seis módulos, três módulos estão sendo realizados neste ano e os demais serão em 2023.