Escrito por: Iracema Corso

Inscrições abertas no Sindomestico para cursos de formação

No Sindoméstico tem: Aula de corte, costura, crochê, assessoria jurídica, assessoria previdenciária e o Projeto Café com Paulo Freire

O Sindicato de Trabalhadoras Domésticas (Sindoméstico/Se), filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), e a Casa das Domésticas vem atuando de forma conjunta e assim conquistaram vários cursos de formação para trabalhadoras domésticas, atividades terapêuticas de fortalecimento da auto-estima, além de curso de Alfabetização, Corte e Costura, Crochê, Palestras informativas, e também o plantão previdenciário (que acontece 1 vez por mês) e o plantão da assessoria jurídica (pela manhã: de segunda a sexta das 8h às 12h).

A presidenta do Sindoméstico/Se, Maria Aparecida, assim como a voluntária da Casa das Domésticas, Lourdinha, estão a frente dos projetos que já estão funcionando. “A gente sabe que dá trabalho para fazer, mas vale a pena ver os resultados desta iniciativa que é proporcionar vários benefícios para as trabalhadoras domésticas. A presença das trabalhadoras domésticas vem acontecendo aos poucos, pois é difícil conciliar trabalho, estudo, formação… Então pedimos para que todos divulguem nossos cursos para as trabalhadoras domésticas de Sergipe”, destacou a presidenta do Sindomestico/Se, Maria Aparecida Marques.

A trabalhadora doméstica Deílde participou de atividade de terapia com a professora Ana Cristina. “É muito angustiante não ter emprego. E é uma angustia que aumenta com o tempo porque ninguém vive sem dinheiro e sem renda. Faço faxina, mas não é todo dia que a gente consegue uma faxina pra fazer. Então eu gostei muito da terapia porque me acalma. Chamo todas as trabalhadoras domésticas para vir, é bom para distrair a mente e não tem nenhum mal não. Geralmente tem gente desconfiada e com preconceito. Mas é importante conversar, dizer o que a gente está sentindo, sentir e saber o que a gente está sentindo”, convidou Deílde.

Segundo Maria Aparecida, a roda de conversa faz parte do projeto educativo Café com Paulo Freire. “É preciso dar esse passo importante e dizer: ‘eu quero aprender’. É a partir daí que começa uma mudança importante na vida da mulher trabalhadora e também do homem trabalhador. É um projeto educativo voltado para a trabalhadora doméstica e para quem tem desejo de continuar os estudos. As aulas de alfabetização são à tarde nos dias de segunda e sexta das 14h às 16h”.

A sede do Sindoméstico/Se e da Casa da Doméstica, fica localizada na Rua Propriá, Nº 386, esquina com a Rua Siriri, no Centro de Aracaju. O telefone para contato e mais informações é (79) 98171-2077.

Confira a programação e participe!

Segunda

De 9h às 11h - Projeto Café com Paulo Freire: Aulas de Alfabetização e Acolhimento Terapêutico

Terça

De 9h às 11h: Curso de Crochê

Quarta

De 9h às 11h: Palestra informativa/educativa

Quinta 

Das 14h às 17h: Corte e Costura

Sexta
Das 14h às 16h - Projeto Café com Paulo Freire: Aulas de Alfabetização e Acolhimento Terapêutico

Das 14h às 17h: Corte e Costura