Escrito por: Iracema Corso

Marcha negra pelo Fora Bolsonaro Racista vai sair do Bairro América

No Dia da Consciência Negra, a luta é contra o racismo estrutural, contra o desemprego, a fome, a violência e o desmonte das políticas públicas, obra do governo Bolsonaro racista

No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, próximo sábado, dia 20 de novembro, Sergipe vai gritar ‘Fora Bolsonaro, Racista’ em protesto pelas ruas do Bairro América. A concentração está marcada para o turno da tarde, às 15h, na Praça da Abolição, em Aracaju.

Seja pelo desemprego, pelo alto preço do botijão de gás, da carne, do leite, da gasolina, dos alimentos em geral, ou pelo luto na pandemia, pelos cortes nas políticas públicas, a população brasileira negra é a principal atingida por toda a crise que o Brasil enfrenta hoje.

Secretária de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe) Arlete Silva afirmou que, em todo o Brasil, é a população negra que mais vem sendo prejudicada pelo governo Bolsonaro. “A luta antirracial unificou o dia de luta junto ao movimento sindical por entender o prejuízo que o governo Bolsonaro racista está impondo à população brasileira e principalmente à população negra”, revelou.

Em matéria da CUT Brasil, a secretária nacional de Combate ao Racismo, Anatalina Lourenço, revelou que os 11 milhões de postos de trabalho fechados em 2020 no Brasil deixaram 8 milhões de mulheres e homens negros desempregados, segundo dados do IBGE.

Assim, durante o governo Bolsonaro 40,5% das mulheres negras estão desempregadas e 29,4% dos homens negros são afetados pelo desemprego, enquanto estão desocupados apenas 19,1% dos homens não negros e 26,4% das mulheres que não são negras. Os números revelam que a população negra tem menos oportunidades de emprego. Acesse o link e leia matéria completa!

Em Sergipe, a Marcha Fora Bolsonaro Racista é construída pelo Fórum de Entidades Negras de Sergipe, pela CUT, CTB, UGT, CSP-Conlutas, UNE, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, USES, Conen e Conal-Aju.