MENU

Março das Mulheres: SINDOMESTICO reúne trabalhadoras em Seminário

Atividade sindical teve o intuito de amparar a trabalhadora doméstica com as informações necessárias para enfrentar as dificuldades do desemprego e da fome

Publicado: 15 Março, 2023 - 11h23 | Última modificação: 15 Março, 2023 - 11h27

Escrito por: Iracema Corso

notice

Na manhã da segunda-feira, o SINDOMESTICO/SE, filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe) organizou o Seminário ‘Mulheres por democracia, autonomia econômica e emprego decente’ especialmente voltado para trabalhadoras domésticas de Sergipe.

Como o desemprego é uma realidade cada vez mais comum entre trabalhadoras domésticas, o SINDOMÉSTICO abordou os temas da assistência social, moradia e previdência social neste debate que aconteceu na sede do sindicato em comemoração ao mês de março das mulheres.

Quitéria Santos, dirigente da CUT Sergipe e do SINDOMESTICO, explicou que as trabalhadoras domésticas desempregadas não podem morrer de fome, então muitas depositam sua esperança neste momento difícil na possibilidade de receberem o Bolsa Família que voltou e a Prefeitura de Aracaju está fazendo um novo recadastramento. “O certo é que as mulheres tenham trabalho e tenham creche para poder deixar seus filhos. Isso precisa haver na cidade e no campo também”, observou Quitéria.

Para a trabalhadora doméstica Jozelia, as palestras foram de grande importância. “Conversamos sobre os programas do Governo, as dificuldades da comunidade sobre saneamento básico, a falta de escolas, de creche e sobretudo as dificuldades das mães em serem beneficiadas com os programas do Governo”, afirmou Jozelia.

A professora Simone Gama, coordenadora do Coletivo de Mulheres do SINTESE, Maria José Filha, participou do Seminário do SINDOMESTICO levando o apoio das mulheres sintesianas e CUTistas. “A luta das mulheres deve ser unificada. Precisamos dialogar com todas independentemente das profissões. Nós, enquanto professoras, podemos contribuir muito com esta luta. Na Casa das Domésticas, o debate sobre todas as aflições que nós mulheres passamos foi muito bom, a exemplo da falta de creche, sobre nossos direitos e os auxílios que o Governo Federal está oferecendo. Todas mulheres precisam saber dos seus direitos”, avaliou Simone.

O Seminário contou com as palestras de Cleiton de Jesus Santos (Assistente social e coordenador do Cadastro Único do município de Nossa Senhora do Socorro), Yolanda de Oliveira Santos (Coordenadora de Benefícios Assistenciais da Prefeitura de Aracaju) e Márcio Cardoso Lima (Técnico do Seguro social e assessor técnico especializado do COPG/SRNE).