MTST paralisa audiência de Revisão do Plano Diretor Aracaju

Para que a população dos bairros seja ouvida, o MTST paralisou a audiência de Revisão do Plano Diretor e cobrou audiências por bairro

Publicado: 08 Outubro, 2021 - 09h24 | Última modificação: 08 Outubro, 2021 - 09h40

Escrito por: MTST

Na noite do dia 5/10, o MTST (Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Sem Teto do Brasil) ocuparam a audiência pública de revisão do plano diretor de Aracaju para denunciar a exclusão da participação popular desse processo, reivindicando, entre outras coisas, maior participação popular, pleito de inúmeros movimentos sociais e coletivos da sociedade civil aracajuana que, junto com a OAB, chegaram a entregar uma carta de reivindicações à prefeitura, sem sucesso.

A solicitação do movimento era que fossem realizadas uma audiência pública por bairro para que a comunidade efetivamente fosse ouvida, mas a resposta do poder público foi que isso não seria possível e que a audiência iria ser dada como realizada mesmo diante da absoluta maioria dos presentes manifestarem a mesma pretensão do movimento.

É um absurdo que, em se tratando de um plano diretor numa cidade com mais de 600 mil habitantes, apenas 8 audiências públicas sejam realizadas.

Reafirmamos que lutamos para que o plano diretor seja revisado, mas o projeto apresentado pela prefeitura já nasce velho. Enfatizamos também a importância das audiências públicas acontecerem, mas, entendemos ser necessário que haja uma por bairro para que as demandas sejam ouvidas e respostas apresentadas.

A efetiva participação popular é parte da garantia da efetivação do direito a cidade e não podemos abrir mão disso!

Sigamos em luta.

Só a luta muda a vida!