A revoluo nicaraguense mais um exemplo de que um processo revolucionrio no se resume chegada ao poder. Passado o perodo da guerra para derrubar a ditadura dos Somoza, era preciso construir uma nova sociedade, baseada em novos sistemas de sade, educao, justia, entre outros. Da tentativa de criar um novo modelo de comunicao, nasceu o Sistema Sandinista de Televiso (SSTV), que esteve no ar durante toda a dcada de 1980, fruto de uma rebelio popular vitoriosa.
O passo inicial para a construo do sistema foi a expropriao dos benspertencentes famlia Somoza que se manteve no poder de forma ditatorial durante 43 anos com a promulgao do chamado Decreto 3, em 20 de julho de 1979, logo no segundo dia de governo sandinista.
Entre bens e negcios que iam de fazendas de gado e plantaes de caf a uma empresa de aviao estavam os canais de televiso 6 e 8. Logo, por presso popular, a revoluo confiscou bens de outras famlias da oligarquia que tradicionalmente apoiaram o somozismo, dentre elas, a famlia Sacasa, dona do Banco Nicaraguense e dos canais de TV 2 e 12.
Esses quatro canais, que formaram ento o Sistema Sandinista de Televiso, operavam antes da revoluo sob uma mesma linha editorial, atrelada aos interesses da oligarquia nacional. Ivn Garca, diretor do SSTV durante toda sua durao, conta que praticamente toda a programao das emissoras antes do Sistema Sandinista era de enlatados provenientes dos EUA e do Mxico, e o que havia de programao nacional era propaganda poltica e ideolgica do governo.
Democratizando a TVFazer televiso comeando praticamente do zero, com um carter de criao, foi um desafio para os sandinistas. Para Ivn, a revoluo gerou uma criatividade que contribuiu para que na TV ela se refletisse em novos valores culturais, musicais, econmicos, ou mesmo de concepes sobre a vida, resultado do que a mesma revoluo estava produzindo. Ele relembra que, naquela poca, se comeou a pensar na televiso nicaraguense, em fazer programas de acordo com a realidade nicaraguense, com os interesses nicaragenses e no somente transmitir produtos estrangeiros.
Ampliar o sinal da televiso, que antes da revoluo chegava apenas povoada costa do Pacfico, onde se situam as principais cidades do pas, foi uma das primeiras iniciativas. Regies como o centro do pas, de territrio montanhoso, e a costa atlntica receberam sinal de televiso pela primeira vez. E, para alm de uma transmisso mais potente, o SSTV buscou criar, em vrios aspectos, as condies de operar dentro de um novo conceito de televiso.
Eu estava no quarto ano da faculdade de letras e chegou o pessoal do Sistema Sandinista pedindo os melhores estudantes, relembra, orgulhosa, a roteirista Luz Marina Umaa. Assim, entrei no mundo da televiso, para integrar uma nova equipe de roteiristas de documentrios. Formar seu prprio pessoal era a prioridade do SSTV, que ampliou o nmero de trabalhadores em televiso de 110 para mais de 600 depois da estatizao dos canais.
Novelas brasileirasForam inmeras as parcerias com outras televises e institutos de cinema, de pases do campo socialista e outros como Mxico, Frana e Espanha. Alm de contar com os que estudavam fora do pas, o Sistema Sandinista criou seu prprio centro de formao em Mangua e atuou em conjunto com as vrias brigadas culturais que produziam msica, teatro, dana e artes plsticas no dia a dia da revoluo.
Construir uma programao com foco na identidade nacional e revolucionria era uma tarefa complexa. Foi necessrio elaborar uma poltica de transio para atingir outro patamar, pois o Sistema Sandinista no poderia desconsiderar anos de condicionamento dos telespectadores em uma televiso que vivia de reproduzir enlatados.
Um exemplo de reao dos espectadores ocorreu quando o SSTV, logo no incio de sua atuao, decidiu tirar do ar as telenovelas mexicanas.
O pessoal sentiu muita falta, recorda Ivn Garca. Ento, tivemos que pensar que tipo de novelas poderamos usar que tivessem algum contedo. Ento, buscamos as brasileiras, que ainda que tenham conceitos ideolgicos de direita sabemos o que a Globo , pelo menos apresentam uma problemtica interessante e trabalham melhor a forma do que as mexicanas.
Espaos educativos e culturais dentro da grade eram priorizados, especialmente com o surgimento de programao prpria para a infncia e juventude, como o papagaio Chocoyito Chimbarn, Liga del Saber, El Pollito Intelectual, entre outros. Documentrios sobre diversas regies pouco conhecidas do pas, suas manifestaes culturais e expresses do cotidiano da revoluo tiveram espao pela primeira vez na televiso. Isso incluiu o trabalho dos correspondentes de guerra do SSTV, que documentavam os embates com os contras, iniciados em 1982.
Guerra militar e ideolgicaAo completar 16 anos, Mario Delgadillo teve que abandonar o j famoso personagem infantil Chocoyito Chimbarn para ir ao servio militar. Depois dele, um menino e uma menina interpretaram o papel do papagaio. A que mais desfrutou foi a menina, j que ela no precisou ir guerra. Nessas altura, o personagem fazia parte do imaginrio coletivo e era requisitado em muitos lugares. Ela viajou at para fora, foi a pases socialistas, enquanto ns soframos na montanha, relata Delgadillo, em tom de brincadeira.
Apesar do triunfo da revoluo, os anos de 1980 no foram tempos fceis para os homens e mulheres nicaraguenses. As foras contrarrevolucionrias, financiadas pelos EUA, atacavam no s militarmente, como travavam uma luta ideolgica. As televises de Honduras, Costa Rica e El Salvador, onde atuavam os contras, colocaram suas retransmissoras perto das fronteiras com Nicargua, a fim de concorrer com o Sistema Sandinista de Televiso (o mesmo aconteceu com as rdios). Alm disso, as antenas de transmisso sofriam eventuais ataques s suas estruturas.
Luz Marina lembra bem dessa poca. Segundo ela, havia uma dupla funo dos trabalhadores da comunicao, que, alm de exercer o ofcio nos meios, buscavam como defend-los. Combinvamos a formao com o treinamento militar e com o trabalho. Era bem bonito, relata a roteirista. No gostaria de voltar a viver essa poca, porque a angstia da guerra no fcil. Mas era uma poca bonita, recebamos uma formao integral. Aprendi a amar minha terra, a respeit-la e defend-la relata.
Derrota e resgateCom a derrota eleitoral da Frente Sandinista de Libertao Nacional (FSLN) em 1990 e os posteriores 16 anos de governos neoliberais, essa nova concepo esttica e poltica de um sistema de televiso desintegrou-se. A maioria dos funcionrios foi demitida imediatamente aps a derrota, permanecendo apenas alguns funcionrios de perfil mais tcnico. Os canais 2 e 12 voltaram propriedade dos Sacasa e as instalaes do canal 6 ficaram abandonadas, passando a funcionar somente como uma retransmissora.
Desgraadamente, quando estvamos no clmax da nossa capacidade de produo, aos dez anos de atividades imagina o que pudemos acumular em dez anos, ramos seiscentos e poucos trabalhadores formados, com experincia , veio a derrota eleitoral. E o que aconteceu com todo esse pessoal? Perdeu-se, lembra Ivn Garca, que hoje se dedica fotografia e a trabalhos com publicidade.
Se tivssemos continuado at hoje, teramos alcanado um tal nvel qualitativoque poderamos estar exportando programao palpita Mario Delgadillo. No tivemos tempo nem de nos despedir, muitos de ns passamos mais de 20 anos sem nos ver, lamenta.
Foi atravs das redes sociais que muitos trabalhadores reencontraram-se e comearam a resgatar a produo da televiso sandinista. Atravs da pgina no Facebook Pioneros de la TV Nicaraguense, juntaram fotos, vdeos e informaes dessa experincia to pouco resgatada e sistematizada pela prpria Frente Sandinista de Libertao Nacional. Ali e em alguns encontros presenciais, reivindicaram a memria e o reconhecimento da televiso para a qual entregaram sua juventude.
No incio de setembro, a gesto de Daniel Ortega que regressou ao poder em 2007 e candidato reeleio anunciou a reabertura e recuperao do canal 6, sob responsabilidade e direo do Estado. Ainda no h muitas informaes a respeito da programao do canal.
Fonte: Felipe Canova e Slvia Alvarez, de Mangua (Nicargua) - BRASIL de FATO