No 2° turno da eleição, Aracaju terá transporte gratuito. E Sergipe?
Sindicatos lutam para que a gratuidade no transporte seja em todo estado de Sergipe no próximo domingo, 2° turno da eleição. Abstenção em 21 municípios sergipanos foi superior à média nacional
Publicado: 25 Outubro, 2022 - 10h03 | Última modificação: 25 Outubro, 2022 - 11h44
Escrito por: Iracema Corso

Próximo domingo, dia 30, no segundo turno das eleições 2022, vai ter transporte público gratuito em Aracaju. Em Sergipe, as centrais sindicais enviaram ofícios solicitando a liberação do transporte público ao Governo do Estado, pois a população desempregada, sem renda e sem condições de pagar o transporte não pode ficar impedida de votar.
Assim, dia 20/10, o prefeito de Aracaju publicou decreto concedendo a gratuidade do transporte público no dia da eleição. No entanto, o Governo de Sergipe ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Além do Governo do Estado, foram enviados ofícios para as Prefeituras de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Barra dos Coqueiros solicitando a gratuidade do transporte público no dia das eleições. Os sindicatos sugeriram que ônibus escolares fossem usados no domingo, dia 30 de outubro, para facilitar o transporte de eleitores.
Garantir o transporte para todos no dia das eleições é tão importante que o STF decidiu que os prefeitos e concessionárias podem liberar o transporte gratuito.
ABSTENÇÃO ELEVADA EM SERGIPE
Resultado da crise socioeconômica que o País inteiro atravessa, pela dificuldade de muitos brasileiros para pagar a passagem de ônibus e votar, dentre outro motivos, o Brasil teve uma taxa de abstenção de 20,9%. Em Sergipe, dos 75 municípios, 21 chegaram a um índice de abstenção no 1º turno acima da média nacional.
Conforme divulgado pelo portal Expressão Sergipana, Estância teve 21,52% de abstenção, Canindé do São Francisco teve 25,56% e Santo Amaro das Brotas teve 25,99%. Acesse o link e leia a materia completa: Veja a lista dos municípios de Sergipe com maior abstenção.
Garantir transporte gratuito é uma forma de assegurar o direito ao voto para toda a população independentemente do poder aquisitivo de cada cidadã e cidadão.