No Rio, policiais e bombeiros decidem greve nesta segunda
A decisão sobre a manutenção ou suspensão da greve dos agentes de segurança pública do estado do Rio foi adiada para esta segunda-feira (13). Durante ato de repúdio às prisões de militares acusados de incitar o movimento, neste domingo (12) na...
Publicado: 13 Fevereiro, 2012 - 14h55
Escrito por: Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE)

A deciso sobre a manuteno ou suspenso da greve dos agentes de segurana pblica do estado do Rio foi adiada para esta segunda-feira (13). Durante ato de repdio s prises de militares acusados de incitar o movimento, neste domingo (12) na orla de Copacabana, os manifestantes agendaram uma assembleia para esta segunda-feira, s 18h, no centro da cidade.
Deciso certa. Na minha opinio, a ordem o que foi dito aqui: que o governador [Srgio Cabral] retire o aumento que deu, o que quer dar e tire 10% dos nossos salrios, se a questo essa, mas o mais importante soltar os companheiros. O movimento pacfico e ele est tratando como se fosse um movimento desordeiro, disse o cabo Lopes, da Polcia Militar (PM).
Estou de acordo porque no ficou definida a situao dos colegas que foram presos. A greve pacfica e ordeira e a PM no deixou de atender populao em momento algum, disse o sargento Silva Neto.
Os manifestantes, revoltados com a cobertura da TV Globo sobre a greve, expulsaram as equipes globais do ato. As pessoas gritavam "Fora, Globo" e foraram os reprteres a se encaminharem viatura da empresa, que teve de sair de marcha a r do local.Veja neste link vdeo postado no Youtube
Mesmo com o anncio da suspenso do movimento por parte da Polcia Civil, agentes da corporao participaram do ato de repdio. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Fernando Bandeira, explicou que existem duas representaes da categoria - o Sinpol, criado em 1993, e o Sindipol que, segundo histrico divulgado na pgina da entidade na internet, representa desde 2007 a reativao de uma instituio criada h quase 20 anos.
Fonte: Agncia Brasil
A representao da categoria hoje est dividida entre os dois sindicatos. Cada entidade contabiliza uma mdia de 1,5 mil policiais civis filiados. Bandeira criticou o anncio de suspenso da greve feito ontem (11) pelo diretor jurdico do Sindpol e garantiu que a Polcia Civil continua no movimento.
A deciso foi tomada em assembleia. A gente no pode tomar a deciso de sair da greve sem conversar com as outras categorias [bombeiros e Polcia Militar]. Essa ilegalidade de suspender a greve um desrespeito at com os policiais civis, protestou o presidente do Sinpol, reafirmando que a categoria continua com os atendimentos reduzidos e apoiando a pauta de reivindicaes.
O sargento Paulo Nascimento, um dos lderes dos bombeiros, reafirmou a posio da categoria. Temos de manter a greve, mas dentro da normalidade e legalidade. Repito que mantemos 30% dos atendimentos sendo feitos.
A manifestao deste domingo, na Praia de Copacabana, teve uma participao tmida de militares. Ainda assim, policiais civis, militares e bombeiros mantiveram o ato que durou quase quatro horas, reafirmando o carter pacfico e ordeiro que o movimento deve manter para ter continuidade e os protestos contra a priso de vrios militares que foram encaminhados ao Presdio de Segurana Mxima Bangu 1.
Uma comisso de mulheres de bombeiros e de policiais presos no complexo penitencirio esto organizadas para buscar o apoio do governo federal em Braslia, na prxima tera-feira (14). Mas, nesta segunda, essa comisso e outros parentes de militares presos tero uma reunio, s 10h, com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro.
Emocionada, a estudante Ana Paula Fernandes Matias, mulher do sargento Matias, preso ontem sob acusao de no ter se apresentado ao trabalho, protesta. Ela garante que o marido estava no posto do Grupamento Martimo (Gmar) na Barra da Tijuca, zona oeste da capital. Mas, como outros militares do Gmar, ele no usava o uniforme da corporao, em protesto.
Estamos lutando por uma causa. Em momento algum abandonamos a populao. Isso uma covardia. O que eu falo para o meu filho, de 4 anos, que pergunta pelo pai, que honesto, nunca respondeu a qualquer processo e est preso em um complexo de segurana mxima?, disse, emocionada.
Leia tambm:
Fonte: Carolina Gonalves - Rede Brasil Atual