Nota de Repúdio contra o extermínio da juventude
Publicado: 01 Novembro, 2024 - 09h01
Escrito por: CUT Sergipe
A Central Única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Estado de Sergipe vem a público manifestar sua indignação contra a ação da Polícia Militar através do grupamento GETAM, que no dia 28/10/2025 matou um jovem trabalhador em um posto de gasolina alegando que o mesmo reagiu a uma abordagem policial feita naquele local.
O jovem trabalhador era garçom e foi abordado por quatro policiais em um posto de gasolina ao sair de uma loja de conveniência. Alegando que o jovem fez um movimento como se fosse sacar uma arma, o policial atirou e matou o jovem que só tinha um celular no bolso e não uma arma.
A CUT se solidariza com a família do jovem, Ithalo dos Santos Nascimento, ao passo que vem a público cobrar das autoridades de segurança pública do Estado que se faz necessário e urgente um debate dentro da corporação e na sociedade sobre o tipo de abordagem feita pela polícia a determinados grupos de vulnerabilidade social e principalmente aos jovens negros e periféricos.
Sem uma profunda reflexão sobre o real papel da polícia na sociedade iremos continuar assistindo cada vez mais casos e mais casos em que o racismo estrutural existente no Brasil já está enraizado e normalizado e com isso todo jovem negro e pobre é um suspeito.
Direção da CUT Sergipe
Aracaju, 30 de outubro de 2024