Escrito por: Assessoria

Palestra para entender guerras híbridas, pesquisa Reforma da Previdência e Mídia

Na próxima quarta (02) acontece a atividade Comunicação e Democracia, em que será realizada a palestra "Como disputar a hegemonia em tempos de guerra híbrida e uso de inteligência comunicacional," conduzida pelo publicitário Henrique Pereira (Interlig Propaganda/RS), e o lançamento da pesquisa “Vozes Silenciadas - Reforma da Previdência e Mídia,” que será apresentada pela jornalista Iara Moura (Intervozes).

A atividade acontece às 18 horas, na Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE), localizada na Rua Porto da Folha, 1039, Cirurgia, em Aracaju. Acesso livre para profissionais e estudantes de Comunicação Social, assessores de comunicação, dirigentes sindicais e militantes sociais.

PESQUISA
A Reforma da Previdência é uma das agendas centrais do governo Bolsonaro e ganhou ampla cobertura na mídia tradicional. Mas como o tema foi abordado? Como os principais grupos de comunicação do Brasil se posicionaram diante da proposta do Executivo? Com o objetivo de investigar essas questões, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social lança o estudo Vozes Silenciadas Reforma da Previdência e Mídia: o posicionamento de especialistas sobre a proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro.

A pesquisa constrói um mapeamento de especialistas ouvidos e seus posicionamentos referentes à proposta apresentada pelo governo. O estudo analisou as edições impressas dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo, publicadas de 1º de janeiro a 30 de junho deste ano. Na cobertura televisiva, foram analisadas quatro semanas de edições dos telejornais Jornal Nacional (Rede Globo), Jornal da Record (Rede Record) e SBT Brasil (SBT). O resultado da pesquisa será apresentado pela jornalista, Iara Moura, mestra em Comunicação e integrante do Intervozes.

PALESTRA
A palestra “Como disputar a hegemonia em tempos de guerras híbridas e uso de inteligência comunicacional” será uma oportunidade excepcional para os participantes discutirem um dos temas que são mais comentados nas organizações políticas na atualidade, a Comunicação como ferramenta de intervenção na realidade. Na abordagem, o tema será combinado com as novas táticas que influenciam e ameaçam democracias progressistas em todas as partes do planeta, as chamadas Guerras Híbridas.

O palestrante, Henrique Pereira, é diretor de estratégia da Interlig Propaganda, com sede no Rio Grande do Sul, uma das principais agências de comunicação sindical do Brasil. Com 24 anos de atuação, a agência é especializada em mobilização popular e na arte da comunicação social e sindical. No seu portfólio traz trabalhos desenvolvidos para entidades de relevo nacional, como: CUT Brasil, Governo Federal, Fórum Mundial da Educação, Fórum Social Mundial, Anistia Internacional, CNTSS, Condsef, Andes, Fenajufe, Fenajud, Fasubra, dentre outros. Em Sergipe, tem produzido as campanhas do Sindijus e já colaborou produzido solidariamente campanhas para a CUT/SE e a Fetam/SE.

SERVIÇO
• O quê: Comunicação e Democracia
• Quando: Dia 02 de outubro, quarta, 18 horas
• Onde: Auditório da CUT/SE
• Entrada: Livre