Escrito por: Iracema Corso

Participe do Seminário Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas: Ações de Enfrentamento

Seminário será no dia 11/10. Todas e todos que participarem terão livre acesso à publicação ‘Trabalho Escravo Contemporâneo: desafios, invisibilidade e ações de enfrentamento em Sergipe’

O Seminário Trabalho Escravo Contemporâneo e Tráfico de Pessoas: Ações de Enfrentamento trará informações atualizadas sobre a temática além de, oportunamente, coincidir com o momento do lançamento do ebook ‘Trabalho Escravo Contemporâneo: desafios, invisibilidade e ações de enfrentamento em Sergipe’, escrito por Shirley Silveira Andrade, Cristiana Barbosa Santana, José Lucas Santos Carvalho e Nataly Mendonça dos Santos.

A atividade será no dia 11 de outubro, no auditório do TRT da 20ª Região, localizado na Avenida Carlos Rodrigues da Cruz, no Centro Administrativo Augusto Franco, localizado no Bairro Capuxo, em Aracaju.

Para a presidenta do SINDOMÉSTICO e dirigente da CUT/SE, Quitéria Santos, toda a mobilização em torno desta temática é entusiasmante e benéfica para trabalhadoras domésticas de Sergipe. “Todos que lutam pelo direito ao trabalho decente, sem exploração abusiva, sem ofensa à dignidade humana sentem-se felizes com o lançamento deste livro virtual. Espero encontrar todas estas pessoas de luta no Seminário”, convidou a presidenta do SINDOMÉSTICO/SE.

A professora Shirley Andrade, coordenadora do Getec (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho Escravo Contemporâneo – UFS) e uma das organizadoras do evento junto ao TRT explicou que ambas organizações planejaram várias ações de enfrentamento ao trabalho escravo em Sergipe.

“O Seminário e lançamento do ebook são as primeiras ações entre as que planejamos. No Seminário também falaremos sobre o cenário nacional de combate ao trabalho escravo. Um dos nossos objetivos é produzir dados sobre o trabalho escravo em Sergipe. Vários movimentos sociais, sindicatos e universidades também estão convidados a participar. Queremos fazer uma grande atividade, é um evento aberto para sociedade e há um chamamento especial para que as organizações de trabalhadoras e trabalhadores”, declarou a professor Shirley.

Ênfase para uma informação importante: todas as pessoas que estiverem presentes no Seminário ganharão livre acesso ao ebook ‘Trabalho Escravo Contemporâneo: desafios, invisibilidade e ações de enfrentamento em Sergipe’.