• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Participe hoje do Encontro Temático sobre Habitação Popular

Em qual Aracaju você quer morar? A professora Ana Maria de Souza Martins vai puxar o debate para a construção do Plano Diretor Popular de Aracaju. Queremos ouvir sua opinião

Publicado: 04 Outubro, 2021 - 10h32 | Última modificação: 04 Outubro, 2021 - 10h47

Escrito por: Iracema Corso

notice

Habitação Popular é o tema do primeiro Encontro Temático para a construção do Plano Diretor Popular de Aracaju. Toda a população pode participar do debate com a professora Ana Maria de Souza Martins Departamento de Engenharia Civil UFS que será na noite desta segunda-feira, dia 4 de outubro (HOJE), a partir das 18h, na sede da CUT Sergipe, localizada na Rua Porto da Folha, Nº: 1039, Bairro Cirurgia.

Você vê a crescente quantidade de pessoas em situação de rua em Aracaju? Pois além da política nacional que gera desemprego e falta de perspectiva de renda, falta casa para a população porque não existe uma política de Habitação Popular para resolver este problema. É preciso garantir áreas de interesse social e orçamento disponível para a construção de Habitação Popular em toda Aracaju.

Chega de especulação, imóveis que não cumprem sua função social, enquanto a população é empurrada cada vez mais para a periferia. É preciso que o Iptu Progressivo seja cumprido com a desapropriação de imóveis com dívidas junto à Prefeitura de Aracaju. Estes imóveis devem ser usados para assegurar as moradias populares.

A professora Ana Maria de Souza Martins tem muita bagagem para contribuir com o debate de hoje sobre Habitação Popular. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (1978), mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1989) e doutora em História Urbana pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), Ana Maria de Souza Martins tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação.

A professora ainda foi Coordenadora do Projeto para a Implantação de Assistência Técnica Pública e Gratuita a Famílias de Baixa Renda para Projeto e Construção de Habitação de Interesse Social, Conselheira do CAU (2015 a 2020) e atualmente ensina na UFS entre outras, as disciplinas Projeto Paisagístico, Projeto Urbanístico, Políticas Públicas e Sociedade.

Qual a sua ideia?
O direito à cidade é o assunto que interessa à população de Aracaju neste momento em que o Plano Diretor do município volta a ser discutido em audiências públicas promovidas em vários bairros da cidade. A Central Única dos Trabalhadores (CUT), CSP-Conlutas, o Fórum em Defesa da Grande Aracaju e os movimentos de luta por moradia (MTST, MLB, MOTU e Luta Popular) te convidam para que juntos possamos construir o Plano Diretor Popular.

Nos encontros, vamos discutir com especialistas em urbanismo e ouvir a opinião de todos. Por isso sua participação é fundamental. Traga sua sugestão e vamos construir juntos o Plano Diretor Popular de Aracaju. Nossos Encontros Temáticos serão nos dias 4, 18 e 25 de outubro, a partir das 18h, na sede da CUT Sergipe.