Escrito por: Iracema Corso
O Centro Pop de Aracaju (Centro Especializado para Pessoas em Situações de Rua), localizado na Rua Laranjeiras, no Centro de Aracaju, não está funcionando desde o dia 15 de dezembro. Para discutir soluções sobre este problema, o movimento sindical e os movimentos sociais vão se reunir na sede da Cáritas, vizinho à Catedral de Aracaju, no Centro, a partir das 10h, nesta quinta-feira, dia 4 de janeiro.
O coordenador Geral do SINDASSE (Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe ), Ygor Machado, afirmou o sucateamento da estrutura física dos aparelhos de assistência social de Aracaju levou o sindicato a protocolar um documento no Ministério Público Federal para exigir a realização de reformas.
“Fomos informados que o Centro Pop está fechado devido à reforma que está sendo feita. Nossa sugestão é que enquanto a reforma não se conclua, a Prefeitura viabilize uma solução temporária para atender à população em situação de rua, principalmente localizada no Centro de Aracaju. O espaço disponibilizado no bairro Suissa não atente às necessidades e demandas da população assistida", declarou Ygor Machado.
Após reunião com a gestão municipal de Aracaju sobre o tema, os trabalhadores do Centro Pop receberam a resposta que a reforma ainda está em andamento e sem previsão de conclusão. "Amanhã a equipe retornará à unidade para avaliar a possibilidade da retomada de atendimentos emergenciais em meio à reforma, a gestão informou que também vai avaliar a viabilidade de montagem de estrutura alternativa para retomada das atividades durante o período da reforma", explicou Ygor Machado.