População em situações de rua participa da Caminhada da Visibilidade

Publicado: 21 Agosto, 2023 - 11h55 | Última modificação: 21 Agosto, 2023 - 12h07

Escrito por: CUT Sergipe

Do Centro POP de Aracaju até a Praça Fausto Cardoso, a Caminhada da Visibilidade cobrou políticas públicas para a população em situações de rua em Aracaju na tarde desta sexta-feira, dia 18 de agosto, uma data que remete ao Dia de Luta da População em Situações de Rua.

Em apoio a esta luta, o movimento sindical de Sergipe divulgou um relatório construído a partir de visita técnica da Comissão de Fiscalização do CEAS/SE mostrando as condições de degradação do prédio sede do Centro Pop que reflete a realidade de abandono dos aparelhos de Assistência Social do Município de Aracaju.

As fotos do relatório denunciam uma estrutura física sucateada, banheiros quebrados, com sanitários sem porta, paredes com infiltração, sem pintura, pichadas, com mofo, pias sem funcionar, pedaços do teto caindo, vazamento hidráulico que gera água espalhada pelo chão,  um retrato do abandono.

A situação de abandono da sede do Centro Pop de Aracaju foi denunciada ao Ministério Público Estadual, que já fez uma vistoria no local e deve tomar as providências cabíveis.

A revindicação do SINDASSE (Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe) é pela mudança do local do Centro Pop para uma estrutura que ofereça as condições mínimas tipificadas pela NOB SUAS necessária e para o atendimento à população em situações de rua.

Caminhada da Visibilidade

Além de denunciar as péssimas condições dos equipamentos de assistência social, a mobilização luta é contra o preconceito que a população em situações de rua enfrenta.

O coordenador geral do SINDASSE, Ygor Machado, saudou o Movimento Nacional das Pessoas em Situações de Rua, todos os sindicatos e trabalhadores da saúde, a CUT, o mandato da vereadora Ângela Melo (PT), a vereadora Sônia Meire (Psol) e todos os demais presentes no protesto.

Ygor Machado destacou que a população em situações de rua não pode ser invisibilizada pela indiferença da gestão pública. “Querem excluir do seu convívio uma população que é vítima de um sistema. Estamos aqui para dar visibilidade, para dizer que essas pessoas existem. São seres humanos, comem, dormem, amam, e querem viver com dignidade”, declarou o dirigente do SINDASSE.

Caroline Rejane Santos, vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe), acompanhou a Caminhada em apoio a esta luta.

“A CUT está na luta por dignidade, respeito e políticas públicas para os moradores em situação de rua de Aracaju. A exclusão e a desigualdade social do Brasil não podem destruir a dignidade humana dessas pessoas. O Poder público tem um papel importante, por isso precisamos que a Prefeitura leve a sério a política de assistência social e tome as providências para que a população em situações de rua não tenham seus direitos negados”.

A programação de luta em defesa dos direitos da população em situações de rua teve início na quinta-feira, dia 17 de agosto, na Paróquia São Pedro Pescador, no Bairro Industrial, em Aracaju, onde houve acolhimento à população de rua, alimentação, distribuição de kits de higiene e mutirão de documentação.