MENU

Prazo de Atualização Sindical foi prorrogado para fim de setembro

Publicado: 07 Fevereiro, 2024 - 17h53 | Última modificação: 07 Fevereiro, 2024 - 17h57

Escrito por: Iracema Corso

notice

Vários dirigentes sindicais filiados estão procurando a secretaria da Central Única dos Trabalhadores (CUT/Sergipe) para tirar dúvidas sobre a Campanha de Atualização Sindical junto ao MTE (Ministério de Trabalho e Emprego).

A principal reclamação das/os dirigentes sindicais é a dificuldade de acesso ao sistema do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES).

A secretaria da CUT Sergipe está prestando assistência aos sindicatos, mas, a boa notícia é que o prazo final de atualização de dados das organizações sindicais, previsto para o dia 31 de março foi prorrogado até o dia 30 de setembro.

O motivo da prorrogação foi justamente as dificuldades que as entidades sindicais estavam enfrentando para acessar o sistema do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES). Com objetivo de atender melhor aos sindicatos, será incluída uma nova funcionalidade da Atualização Sindical do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais para que a ferramenta possa ser usada em qualquer navegador da internet, inclusive por telefones celulares.

A mudança no prazo de atualização sindical aconteceu no dia 30 de janeiro através da alteração da portaria MTE nº 3.472.

A vice-presidenta da CUT Sergipe, Caroline Rejane Santos, explicou que a atualização sindical é uma preocupação restrita aos sindicatos que possuem Carta Sindical.

“A melhoria no sistema do CNES é importante, pois o Brasil é um País com dimensão continental e ainda enfrentamos problemas como a exclusão digital, a falta de cobertura para o acesso à internet, por isso com certeza muitos sindicatos de trabalhadores rurais, da agricultura familiar, além dos sindicatos de servidores municipais nas mais diferentes localidades estão em busca de uma solução. A CUT Sergipe está à disposição para ajudar”, declarou a vice-presidenta da CUT Sergipe.